Política externa cabo-verdiana tem pautada pela aproximação a parceiros estratégicos - deputado do MpD

27-06-2024 16:30

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) - O deputado do Movimento para a Democracia (MpD) Aniceto Barbosa enfatizou hoje que o bem-estar e a segurança dos cabo-verdianos é e será o principal desiderato, e que a política externa cabo-verdiana tem sido pautada pela aproximação a parceiros estratégicos.

O deputado do MpD (poder), eleito pelo círculo eleitoral do Sal, intervinha durante a abertura do segundo dia do debate parlamentar, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre política interna e externa sob o tema “As grandes opções do conceito estratégico da defesa nacional”.

Para Aniceto Barbosa, a nível securitário, destaca-se a cooperação multidimensional e com diversas organizações internacionais e regionais de defesa e segurança colectiva e quanto ao nível da diplomacia climática destaca-se a aceleração da acção climática e a transição energética, estando à procura de financiamento para, por exemplo, implementar a agenda dos pequenos estados insulares e da Agenda Verde e Azul.

Conforme o parlamentar, as ameaças aos estados são globais e cada vez mais sofisticadas, e por conta da afirmação de Cabo Verde no mundo, exige conjuntamente, “respostas múltiplas, sofisticadas e atempadas à altura dos desafios”.

Por isso, defendeu a necessidade de novos modelos de segurança, de maneira a combater ameaças relevantes como o terrorismo transnacional, a pirataria marítima, a emigração ilegal, a criminalidade transnacional, mas também ameaças que a própria natureza impõe.

O deputado corroborou com a afirmação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que afiançou que por Cabo Verde ser um país em que o mar tem uma enorme importância, a segurança marítima destaca-se como prioridade incontornável.

“A zona económica exclusiva expõe-nos a ameaças profundas como o tráfico de drogas e a pirataria marítima. Daí a necessidade de proteger o território e os recursos através da vigilância e da defesa da biodiversidade marinha, com auxílio de países amigos”, salientou.

Embora tenha destacado que se vive períodos conturbados, Aniceto Barbosa prometeu, em nome de todos os decisores, “tudo fazer para preservar o bem-estar e a segurança de Cabo Verde, cumprindo com a Constituição e demais leis da República”.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 0:06
29-06-2024 23:59
29-06-2024 23:48
29-06-2024 23:26
29-06-2024 22:57