Ilha do Sal: Novo terminal de ‘hiace’ nos Espargos entra em funcionamento

25-06-2024 16:03

Espargos, 25 Jun (Inforpress) - O novo terminal de ‘hiace’ nos Espargos, na ilha do Sal, inaugurado no passado mês de Março, já se encontra em funcionamento, tendo os profissionais desta área realizado a mudança nesta segunda-feira, sem nenhum sobressalto.

O espaço há muito reivindicado pela classe dos ‘hiacistas’, orçado à volta de 12 mil contos, segundo a edilidade salense, vem contribuir para melhor organização dos transportes interurbanos e maior disciplina dos profissionais do sector.

Para o vereador do Saneamento e Ambiente da Câmara Municipal do Sal, Francisco Correia, esta infraestrutura visa não só servir os ‘hiacistas’ e utentes dos transportes colectivos, mas também para que toda a população do Sal tenha mais um espaço para convivência.

A Câmara Municipal do Sal vem investindo na requalificação urbana e, consequentemente, na organização das cidades e das localidades. Fez um investimento superior a 12 mil contos para esta grande infraestrutura que vemos aqui hoje”, explicou o vereador.

Segundo o vereador, o novo espaço vai trazer melhores condições para os profissionais e utentes deste serviço que antes não tinham um espaço adequado para aguardar a partida dos ‘hiaces’ no sentido Espargos - Santa Maria.

Outra inovação que vem com o novo terminal são as viagens programadas para Pedra de Lume, uma reivindicação antiga dos moradores desta localidade que dista a cerca de seis quilómetros do centro da cidade de Espargos.

A Câmara Municipal fez uma proposta à associação dos 'hiacistas', na pessoa do seu presidente, no sentido de implementar duas viagens para Pedra de Lume nesta fase inicial, porque, realmente, as pessoas ficam na berma da estrada, sem previsão de um momento exacto para se deslocar”, sublinhou Francisco Correia.

Segundo a mesma fonte, a ideia foi acolhida com “muito agrado” pela associação, que prometeu, havendo necessidade, outras viagens poderão ser implementadas.

Francisco Correia salientou ainda que o espaço ainda vai ser melhorado paulatinamente, de acordo com as exigências dos 'hiacistas' e da população.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Hiacistas do Sal, Nelson Ramos, disse que o terminal, de facto, foi inaugurado há alguns meses, mas que necessitava de algumas melhorias para que os profissionais pudessem efectuar a transição definitiva.

Este espaço traz mais dignidade aos profissionais desta área e para os próprios passageiros e contribui para alguma fiscalização aos ‘hiaces’ que fazem o percurso Espargos - Santa Maria e vice-versa”, disse.

Para isso, os ‘hiacistas’ de transportes colectivos de passageiros passam a ser fiscalizados com senha de autorização partida, o que, para Nelson Ramos, vai permitir à associação ser mais forte e autónoma.

Essa senha, cobrada no valor de 50 escudos a cada partida, destina-se a pagamento de despesas, mas também para um fundo da própria classe”, explicou.

O presidente da Associação dos Hiacistas disse que todos os colegas estão satisfeitos com o espaço, e que a associação vai ser responsável pela gestão e criação dos próprios regulamentos, com fiscalização da câmara municipal.

O novo terminal com uma área de 413 metros quadrados, conta com casas de banho, lanchonete, posto de carregamento para carros eléctricos e espaços para convívio.

A edilidade comprometeu-se, entretanto, continuar a investir em equipamentos que servirão aos ‘hiacistas’ e a toda a população do Sal.

NA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 0:06
29-06-2024 23:59
29-06-2024 23:48
29-06-2024 23:26
29-06-2024 22:57