Governo associa-se à Fundação Garah para reforçar combate ao consumo de álcool e outras drogas

26-06-2024 20:26

Cidade da Praia, 26 Jun (Inforpress) - A Fundação Garah, do “rapper” Ga Dalomba, foi hoje oficialmente lançada na cidade da Praia, num projecto que envolve o Governo, materializado com a assinatura de um protocolo, visando o combate ao consumo de álcool e outras drogas.

A cerimónia de lançamento público dessa novel fundação foi apadrinhada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que enalteceu a parceria governamental para com esta iniciativa na luta contra a droga, extensiva o alcoolismo, a criminalidade, e a violência, numa frente alargada as organizações, fundações, comunidades e as famílias.

“Quanto mais juntarmos às mãos para este combate, precisamente a nível da prevenção, maior sucesso teremos”, defendeu o chefe do Governo, justificando o facto do executivo “valorizar positivamente esta boa iniciativa”.

O Governo, segundo explicitou Correia e Silva, vai continuar a trabalhar, sobretudo no campo de acção escolar, visando uma maior proximidade de soluções para resolver e impedir este tipo de fenómenos, e, ao mesmo tempo, contar com o comprometimento da comunidade educativa, envolvendo os alunos na qualidade de vítimas e os docentes na detecção precoce de eventuais situações, bem como as entidades públicas.

A parceria governamental, assegurou o primeiro-ministro, está aberta a outros pontos do país, desde que haja associações e organizações disponíveis e interessadas na causa do género.

Enquanto isto, a ministra da Justiça, Joana Rosa, disse que a vontade de Ga Dalomba em ter uma fundação reflecte a sua preocupação, enquanto um ex-consumidor de drogas, em poder ajudar milhares de jovens que se encontram numa situação de dependência química por uso de drogas.

“Nós apadrinhamos a Fundação e dissemos desde o inicio que ia assinar um protocolo com o Ministério da Justiça, que ia trabalhar a problemática que tem a ver com o consumo de drogas, trabalhar a reinserção social, porque temos uma população prisional bastante significativa, composta maioritariamente por jovens e jovens consumidores de estupefacientes”, explicou Joana Rosa.

Isto por se tratar de uma temática que toca a ministra da Justiça, por acreditar que este projecto irá salvar a vida a tantos jovens que se encontrem numa situação de dependência, causando desânimos aos familiares desestruturados.

Daí destacou a importância de o Estado assumir com as organizações não-governamentais (ONG), as fundações e os privados nesta “luta de todos”, de modo a reduzir o sofrimento de muitas pessoas.

O protocolo, observou a titular da pasta da Justiça, permite ao executivo apoiar a fundação na implementação dos projectos de combate ao consumo de drogas, ao tráfico, na reinserção e reintegração social dos jovens dos ex-reclusos.

Já o “rapper” Dalomba enalteceu “o reconhecimento e a sensibilidade do Governo para com a causa do combate ao consumo de álcool e outras drogas, afirmado que a fundação tem o objectivo primordial de resgatar jovens do consumo de drogas, utilizando a sua própria história de vida como exemplo.

Mentor do projecto social “Nunca Experimentar”, idealizado em 2016, Ga Dalomba, vencedor do CVMA’2024 na categoria “Rapper”, realçou que tem-se dedicado esforços ao seu projecto social, ressalvando que até ao momento a iniciativa já alcançou 205 localidades em seis ilhas de Cabo Verde, abrangendo liceus, escolas primárias e comunidades.

Sublinhou que mais de 15.000 pessoas, entre jovens, crianças e adultos, já beneficiaram deste projecto, abarcando mais de 40 famílias directamente impactadas.

Fundada em 2022, a Fundação Garah é referenciada como uma continuação do trabalho de Ga Dalomba na prevenção e resgate de pessoas afectadas pelo álcool e outras drogas, sendo que através desta, o artista aspira ampliar o impacto do seu trabalho e auxiliar ainda mais pessoas que necessitam de apoio nesta área considerada crítica.

SR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 0:06
29-06-2024 23:59
29-06-2024 23:48
29-06-2024 23:26
29-06-2024 22:57