Francisco Carvalho enaltece no Gana o reflexo da parceria nas boas práticas na gestão dos resíduos sólidos

24-06-2024 17:33

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia destacou hoje em Kumasi (Gana) o reflexo da colaboração internacional para o desenvolvimento sustentável e a prestação de serviços públicos de qualidade, das boas práticas na gestão de resíduos sólidos na capital cabo-verdiana.

Francisco Carvalho defendeu esta parceria no encerramento da conferência final do Projecto HORESD – Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável, realizada nessa cidade do Gana, onde reafirmou a sua determinação na promoção das boas práticas ambientais sustentáveis e eficientes, visando contribuir para “um futuro melhor para todos os cidadãos”.

Financiado pela Europe Aid, o projecto HORESD afigura-se como uma iniciativa que reúne três administrações locais, designadamente a Mancomunitat de la Ribera Alta, em Espanha, como parceiro coordenador, a Assembleia Metropolitana de Kumasi, no Gana, como beneficiário e a Câmara Municipal da Praia, como terceiro parceiro colaborador e referência de boas práticas.

Pretende-se com o HORESD, aprimorar a prestação de serviços públicos através da capacitação eficaz e eficiente dos sistemas estruturais e de tomada de decisão das autoridades locais.

Carvalho realçou que “esta parceria demonstrou que, quando unimos forças e trabalhamos com um objectivo comum, podemos alcançar resultados extraordinários”, tendo sublinhado que a Câmara Municipal de Kumasi e a Câmara Municipal da Praia mostraram que, através da colaboração, as partes podem enfrentar os desafios ambientais de forma mais robusta e inovadora.

Esta parceria, explicitou, “fortaleceu não só as nossas capacidades institucionais, mas também os laços de amizade e cooperação entre as duas comunidades”, ressalvando que “os dois municípios devem continuar a construir sobre os sucessos alcançados, expandir as iniciativas e garantir que a sustentabilidade se torne uma parte intrínseca”.

A participação da Câmara Municipal da Praia, ao mais alto nível, de acordo com uma nota de imprensa da edilidade, “reflecte o reconhecimento das boas práticas adoptadas na gestão de resíduos sólidos na cidade da Praia, que se tornou um exemplo a nível africano”.

“Esta missão é um testemunho do compromisso da Câmara Municipal da Praia em continuar a trabalhar arduamente para a melhoria do sistema de ambiente e saneamento da capital cabo-verdiana”, lê-se na missiva.

Ainda, de acordo com a fonte, a “Conferência Final representa um marco significativo, destacando a importância da colaboração internacional para o desenvolvimento sustentável e a prestação de serviços públicos de qualidade”.

SR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-06-2024 14:17
28-06-2024 14:04
28-06-2024 13:59
28-06-2024 13:45
28-06-2024 13:30