Novo cônsul de Cabo Verde em Nice compromete-se trabalhar para reforço das relações entre os dois países

23-05-2024 14:09

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – A diplomata Alice Santos, hoje empossada como novo cônsul de Cabo Verde em Nice (França) comprometeu-se em trabalhar para o reforço das relações entre os dois países e dedicar-se ao desenvolvimento da comunidade cabo-verdiana ali residente.

Durante a sua intervenção, na cerimónia presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, a diplomata manifestou-se “privilegiada” por assumir este cargo, que segundo a mesma requer também uma “enorme responsabilidade”.

“Pelo que me comprometo a representar dignamente o país, protegendo e promovendo os interesses do Estado de Cabo Verde e dos seus nacionais respeitando as leis francesas e as normas do direito internacional, e dentro das minhas competências, promover o reforço das relações entre Cabo Verde e França e dedicar-me ao desenvolvimento da nossa comunidade residente na área de jurisdição do consulado em Nice”, sublinhou.

Na mesma linha, prometeu desenvolver, em estreita articulação com a embaixada de Cabo Verde em Paris e com os serviços centrais, as relações económicas, comerciais, científicas e culturais entre os dois países, promovendo igualmente a diplomacia económica na referida área de jurisdição.

Garantiu ainda, ficar atenta às possibilidades de investimentos dos emigrantes na região e tudo fazer para apoiar a sua concretização, bem como, as possibilidades da cooperação descentralizada, nomeadamente no fortalecimento das relações das localidades da região com afinidade com Cabo Verde.

Alice Santos, realçou também que será uma defensora incansável dos direitos e necessidades da comunidade, e que irá trabalhar em estreita articulação com as autoridades locais, com um único consulado honorário em Marselha, para garantir “uma cada vez melhor “integração, bem-estar e desenvolvimento dos mesmos.

“Cabo Verde é mais do que uma nação insular, é um exemplo de resiliência, diversidade e talento e farei tudo ao meu alcance para garantir que seja reconhecido como tal”, precisou.

Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, disse que os princípios e valores partilhados pelos dois países constituem a “pedra basilar” das relações externas e são elementos que propiciam o contínuo processo de aprofundamento do diálogo político e do estreitamento das relações entre os dois países.

Tendo em conta que a França acolhe também uma das maiores e mais dinâmicas comunidades de cabo-verdianos, desafiou a diplomata a trabalhar para que essa comunidade contribua para a promoção económica e cultural de Cabo Verde neste país, bem como, na atracção de empresas e na captação de investimentos externos para o desenvolvimento das ilhas.

“Essa geração pode ainda exercer um importante papel influenciador e de promotor activo de modalidades inovadoras de cooperação descentralizada entre Cabo Verde e a França”, apontou o governante, que se mostrou confiante de que a diplomata irá fazer de tudo para mobilizar a comunidade e elevar a sua participação efectiva e direta no desenvolvimento económico, social e político de Cabo Verde.

Diplomata de carreira, Alice Santos foi chefe de secções consulares, assessora do ministro das Relações Exteriores, directora-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades e mais recentemente encarregada de negócios na Embaixada de Cabo Verde em Itália.

AV/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 6:46
16-06-2024 6:39
16-06-2024 6:33
16-06-2024 6:26
16-06-2024 6:17