Cabo Verde Digital alcança 5ª posição para prémio “WSIS Prize 2024 Champion”

23-05-2024 19:13

Cidade da Praia, 23 Mai (Inforpress) – O Programa Cabo Verde Digital alcançou a 5ª posição para o prémio “WSIS Prizes 2024 Champion” na categoria "Enabling Environment", que distingue iniciativas que promovem ambientes favoráveis para o desenvolvimento e uso eficaz das tecnologias.

Em conferência de imprensa no final de hoje, para reagir a esta  posição, o coordenador da Cabo Verde Digital, Milton Cabral, disse que, na categoria em que Cabo Verde foi seleccionada, foram submetidas mais de mil candidaturas, em que 360 foram escolhidas para a votação online.

“Mais de dois milhões de votos foram analisados e a Cabo Verde Digital foi uma das iniciativas mais votadas, onde também se destacaram países como o Brasil, México, Sri Lanka e Trinidad e Tobago”, afirmou Milton Cabral.

Para este responsável da Cabo Verde Digital, a posição de Cabo Verde nesta categoria significa o reconhecimento de que esta equipa está no “caminho certo”, fruto dos trabalhos que tem feito nas diversas áreas.

A cerimónia de premiação, conforme adiantou, acontece no dia 30 do corrente mês, em Geneva, na Suíça, que contará com participantes de mais de 160 países, que irão analisar as principais tendências emergentes, incluindo a inteligência artificial, espaço para o desenvolvimento sustentável e outros tópicos em rápido desenvolvimento.

Por seu turno, o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, assegurou que este reconhecimento internacional é fruto das políticas públicas do Governo e do talento das “startups” cabo-verdianas, que são os verdadeiros responsáveis pelo “sucesso” do ecossistema.

“Este prémio é para todos os cabo-verdianos, sobretudo para os jovens que trabalham nesta área e todos aqueles que contribuem para a comunidade digital em Cabo Verde”, disse este governante.

Para o secretário de Estado da Economia Digital, esta selecção transmite mais força para que Cabo Verde “lute cada vez mais” para ser uma referência na área digital na Costa Ocidental Africana.

“Continuaremos a trabalhar incansavelmente para transformar Cabo Verde num ‘hub’ tecnológico de referência na nossa sub-região”, referiu Pedro Lopes.

De realçar que World Summit on the Information Society (WSIS) é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações, uma agência especializada das Nações Unidas que promove a cooperação internacional no uso das tecnologias da informação e comunicação que reconhece projectos e iniciativas que usam as TIC para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas nas diversas áreas, como educação, saúde, inclusão digital, governação electrónica entre outros.

DG/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


16-06-2024 6:46
16-06-2024 6:39
16-06-2024 6:33
16-06-2024 6:26
16-06-2024 6:17