Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe deseja visitar parlamento cabo-verdiano no próximo ano

19/08/24 19:40

Cidade da Praia, 19 Ago (Inforpress) - A presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Celmira Sacramento, formulou ao homólogo de Cabo Verde o desejo de visitar o parlamento cabo-verdiano no próximo ano, no quadro das relações de irmandade entre os dois países.

A informação foi avançada hoje pelo embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Aurélio Martins, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia.

Trata-se, conforme realçou, da sua primeira visita oficial à “casa parlamentar” depois da entrega das cartas credenciais, com vista a transmitir ao presidente da Assembleia Nacional o sentimento de irmandade e transmitir a mensagem da sua homólogo Celmira Sacramento.

Avançou que a mesma manifesta o desejo de visitar o parlamento cabo-verdiano em breve, possivelmente no próximo ano.

“Portanto, haverá depois uma concertação diplomática para o efeito e demonstrar que, de facto, nós vamos dar continuidade daquilo que foi a missão do meu antecessor, de reforçar as relações de amizade parlamentar”, disse. 

O diplomata lembrou que existe um grupo parlamentar de amizade entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde tendo assegurado que no quadro deste grupo vão trabalhar a nível diplomático para incentivar e fortalecer essas relações.

Da parte do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde revelou que houve a abertura total para receber Celmira Sacramento no início do próximo ano. 

“Vamos, portanto, trabalhar ao nível diplomático para que esta visita se concretize e que, de facto, seja uma visita que traga frutos concretos para troca de experiência entre os dois países”, reforçou.

Por outro lado, Aurélio Martins reconheceu a democracia cabo-verdiana como “exemplar ao nível africano e não só”, sublinhando que São Tomé e Príncipe tem também hoje uma democracia exemplar.

Celmira Sacramento foi eleita em 2022 a primeira mulher presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe em 32 anos de democracia.

ET/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19/09/24 21:50
19/09/24 21:28
19/09/24 20:45
19/09/24 20:19
19/09/24 20:01