São Salvador do Mundo está a viver um “bom momento” em termos de infraestruturas – presidente da câmara

28-06-2024 23:10

Achada Igreja, 28 Jun (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo disse hoje que o município está a viver um bom momento do ponto de vista de infraestruturas, tendo em conta as “grandes obras” em andamento.

Ângelo Vaz fez esta declaração à imprensa, ao falar das obras que se encontram em andamento no município, que visam dotar os munícipes de melhores condições e oportunidades, mas também oferecer um melhor acolhimento e serviço a quem visita Picos.

Segundo o autarca, neste momento estão a decorrer as obras de requalificação urbana e ambiental de Chão Rodrigues “Picos na coração”, cujo orçamento ronda os 45 mil contos, uma obra que conforme ressaltou, “enaltece o orgulho dos salvadorenhos”.

Além de dois espaços para restauração, no local vão ser construídos balneários públicos, esplanada, parque infantil e associando a esta obra vai ser contemplado com um posto de carregamento para viaturas eléctricas, como uma forma do município dar o seu contributo e uma melhoria para a protecção ambiental.

Não obstante a obra de requalificação urbana o edil falou também do projecto de ligação domiciliária de água, evidenciando que neste momento, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o município tem cerca de 38 por cento (%) de ligação de rede domiciliária de água, acreditando que dentro de poucos meses atinge a média da ilha de Santiago e depois continuar a trabalhar para a média nacional.

Neste momento, Ângelo Vaz avançou que o projecto está a decorrer nas localidades de Leitão Grande e Picos Acima, onde pretendem beneficiar 504 casas, o que vai permitir o município um salto qualitativo nessa questão, relembrando que o lema da equipa camarária para este ano 2024 foi “cada casa uma torneira”.

Ainda, dentro do quadro das obras falou do projecto financiado pelo Fundos do Turismo e Ambiente, o projecto das Aldeias Rurais, cujas obras já se iniciaram na localidade de Mato Dentro, a zona beneficiada nesse âmbito.

Neste povoado, estão a trabalhar no calcetamento da via, electrificação e construção de casas de banho para todas as famílias, permitindo-lhes assim receber turistas em suas casas, o que vai dar a estas famílias a oportunidade de ter algum rendimento.

Outra obra que mereceu destaque é a do Miradouro de Babosa que já iniciou e segundo o autarca, “vai dar mais qualidade ao turismo na ilha de Santiago e, principalmente, em São Salvador do Mundo, que é um município de miradouros naturais e que agora estão a ser qualificados para de facto oferecer um produto turístico de qualidade aos turistas e residentes”.

Relativamente a obra de Chão Rodrigues, visto que esta tinha sido inaugurada em Novembro de 2019, e derrubada pelas chuvas de Setembro de 2020, o autarca afirmou que desta vez, incrementaram muito mais capacidade de fiscalização, capacidade de execução para que a obra fosse bem feita desta vez, tendo sido pensado em todos os factores, desde naturais e humanos para não evitar situações como a anterior.

MC/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 23:55
30-06-2024 23:48
30-06-2024 22:02
30-06-2024 21:17
30-06-2024 19:43