Santa Catarina do Fogo: Instalada primeira máquina de produção de gelo e câmara frigorífica no município

02-07-2024 9:36

Cova Figueira, 02 Jul (Inforpress) – O município de Santa Catarina do Fogo já dispõe da primeira máquina de produção de gelo com capacidade para 750 quilogramas/dia e de câmara frigorífica para conservação de pescado, apurou hoje a Inforpress.

Os equipamentos foram instalados no armazém do estádio municipal de Monte Pelado, nos arredores da cidade de Cova Figueira e segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, a máquina tem capacidade para produzir gelo para abastecer todos os pescadores e peixeiras do município e outras instituições ligadas ao comércio.

O edil de Santa Catarina do Fogo espera que a instalação e funcionamento do equipamento tenha um “impacto significativo no sector da pesca” a nível do seu município, proporcionando um suporte crucial aos pescadores locais que, segundo o mesmo, “há muito aguardavam por melhorias dessa natureza”.

“A iniciativa visa, não apenas, aumentar a capacidade de produção e conservação de pescado, mas também melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos produtos oferecidos ao mercado”, disse.

A primeira máquina de produção de gelo e câmara frigorífica para conservação de pescado representa um investimento de quatro mil contos, valor assegurado pelo Governo através do Fundo Autónomo das Pescas e da própria edilidade de Santa Catarina.

Inicialmente a ideia era instalar os equipamentos na Baía de Alcatraz, mas devido à falta de energia eléctrica os mesmos foram instalados na cidade de Cova Figueira.

Para o presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras de Santa Catarina do Fogo Três Baías, António Miranda, a instalação dos equipamentos representa um ganho para o sector das pescas.

Segundo o mesmo, a Associação Três Baías está a desenvolver um projecto de energia fotovoltaico para a electrificação da Casa dos Pescadores de Alcatraz e com a sua implementação os equipamentos serão transferidos para o referido espaço de modo a poder servir melhor os pescadores.

A ideia, explicou António Miranda é ter uma máquina de gelo para cada uma das três baías que funcionam como porto de desembarque de pescado, observando que para a Baía de Fajã, cuja instalação para os pescadores está sendo implementada, o município já diligenciou no sentido da aquisição de uma máquina de produção de gelo, seguindo depois a Baía de Forapó.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-07-2024 13:23
04-07-2024 13:11
04-07-2024 13:07
04-07-2024 13:03
04-07-2024 13:00