Santa Catarina do Fogo: Câmara municipal encomenda viaturas para reforçar transporte escolar no próximo ano lectivo

02-07-2024 10:08

Cova Figueira, 02 Jul (Inforpress) – O município de Santa Catarina do Fogo vai adquirir três novas viaturas, dois mini autocarros e um hiace, para reforçar o sistema de transporte escolar já no próximo ano lectivo, apurou hoje a Inforpress.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, disse à Inforpress que a encomenda já foi efectuada, que a edilidade já disponibilizou 70 por cento (%) do valor das três viaturas à empresa fornecedora e que os restantes 30 % serão amortizados com a entrega das viaturas, o que deverá acontecer o mais tardar a 30 de Agosto, ainda antes do início do ano lectivo 2024/25.

Com a aquisição das três viaturas o município de Santa Catarina do Fogo passará a dispor de seis viaturas para o transporte escolar, sendo três mini autocarros e três hiaces.

A aquisição das viaturas aconteceu após o município de Santa Catarina do Fogo ter recebido a primeira tranche de um segundo pacote de financiamento da organização não-governamental (ONG) luxemburguesa Betebuerg Helleft num valor superior a um milhão de euros para intervenção no sector da Educação.

A primeira tranche transferida na semana passada ronda os 162 mil euros, aproximadamente 18 mil contos cabo-verdianos e o município espera poder receber ainda no decurso de 2024 uma segunda tranche no valor aproximado para investimento no sector da Educação.

Além da aquisição das viaturas o financiamento contempla a reabilitação dos jardins de infância das localidades de Tinteira (norte), Mãe Joana e Estância Roque (centro) e de Fonte Aleixo (sul), construção de uma cantina e de uma cozinha na escola básica de Cova Figueira, assim como a aquisição de mobiliário escolar.

A edilidade celebrou dois contratos com as empresas Serralharia Neves Andrade S.U. Lda e Serralharia Antoninho Bode S.U. Lda, para a aquisição de 520 cadeiras e 260 mesas, respectivamente, destinadas às escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) das localidades de Fonte Aleixo, Roçadas, Figueira Pavão e Cova Figueira.

A iniciativa surge como resposta à necessidade de equipar as referidas escolas que passaram por processos de reabilitação recentemente no quadro do financiamento da ONG Luxemburguesa Betebuerg Helleft de modo a proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos.

Para os próximos três anos o município vai beneficiar do valor a rondar um milhão e 300 mil euros para investimento no sector, no quadro da cooperação com esta ONG.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


04-07-2024 13:11
04-07-2024 13:07
04-07-2024 13:03
04-07-2024 13:00
04-07-2024 12:54