Santa Catarina: concurso de dança de batuco torno adiado para Julho

24-06-2024 16:39

Assomada, 24 Jun (Inforpress) – A primeira edição do concurso de dança de batuco torno, inicialmente prevista para Junho, em Assomada, no município de Santa Catarina, Santiago, foi adiada para Julho, anunciou hoje a mentora do projecto, Lucília Monteiro.

“Decidimos adiar o evento inicialmente previsto para arrancar no passado dia 16 de Junho para 21 de Julho, porque no mesmo espaço, ou seja, no polivalente de Assomada, estavam a decorrer outras actividades culturais”, explicou à Inforpress Lucília Monteiro.

O concurso, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Santa Catarina, segundo esta activista cultural, visa a valorização, divulgação e preservação desta manifestação cultural de Cabo Verde que, notou, é “muito forte” nesse município, que conta com “bom número” de grupos de batucadeiras.

“Torno (dança de batuco) é o movimento de corpo (chamado de txabeta), onde nos sentimos alegre a cada movimento”, definiu, almejando que o batuque, que é considerada uma das manifestações mais antigas de Cabo Verde, seja preservada para não morrer.

O concurso, que prevê a participação de 15 concorrentes do sexo feminino, arranca a 21 de Julho e termina a 01 de Setembro, conforme Lucília Monteiro, e vai ser disputado em seis sessões, sendo três de eliminatória, duas de meia-final e uma final.

Acrescentou que em cada sessão dois grupos de batucadeiras vão estar no palco para dar suporte para que as concorrentes possam “da nu torno” (dança batuco, em português).

Relativamente aos prémios, informou que os quatro primeiros classificados vão receber prémios monetários no valor de 30, 20, 15 e 5 mil escudos, cada.

Após o concurso de dança de batuco, Lucília Monteiro adiantou que vai organizar um festival de batuco denominado “batuco de li” (batuco daqui, em português), no âmbito das festividades do dia do município e sua santa padroeira Santa Catarina, assinalado a 25 de Novembro, que vai contar apenas com participação de grupos de batucadeiras desse município santiaguense.

O batuco é um género musical cabo-verdiano, tradicionalmente executado por mulheres, que se baseia na percussão e no canto e dança.

É um património cultural de Cabo Verde, principalmente na ilha de Santiago.

FM/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-09-2024 18:34
28-09-2024 15:41
28-09-2024 15:17
28-09-2024 15:11
28-09-2024 14:31