Responsável considera que aumento do uso de bebidas alcoólicas está relacionado com incumprimento da lei

01-07-2024 13:24

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – O presidente da Fundação Menos Álcool Mais Vida, Manuel Faustino, afirmou hoje, na Praia, que o “aparente” aumento do uso de bebidas alcoólicas nos últimos tempos está directamente relacionado com o incumprimento da nova lei do álcool.

O responsável fez estas afirmações na sessão de abertura das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Uso Abusivo de Bebidas Alcoólicas, sob o lema “Menos Álcool, Mais Saúde Mental”, promovida pela Fundação Menos Álcool Mais Vida e presidida pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.  

“É muito provável que o aparente aumento do uso de bebidas alcoólicas nos últimos tempos esteja directamente relacionado com o incumprimento da lei. Para lidar com esta realidade, pretendemos estreitar relações com diversos parceiros”, vincou Manuel Faustino.

Todavia, apontou a Nova Lei do Álcool como uma das “grandes” ferramentas que tem trazido “inegáveis avanços” na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Contudo, o presidente da Fundação reconheceu que, apesar de os estudos apontarem que a referida lei tem o apoio de uma ampla parcela da população, as suas potencialidades “estão longe” de serem plenamente aproveitadas.

Manuel Faustino ressaltou que a violação da lei se tornou “quase natural”, ocorrendo de forma quotidiana e permanente.

Neste contexto, indicou que a Fundação está a preparar um termo de compromisso a ser apresentado a todos os candidatos a presidentes de câmara municipal nas próximas eleições autárquicas, referente à prevenção do uso abusivo do álcool.

Aquele responsável apontou ainda que, no âmbito do ano da saúde mental, a Fundação e o Ministério da Saúde assinaram um protocolo que visa o reforço da parceria já existente entre ambas as instituições, em níveis nacional e local.

“Pretendemos participar activamente na discussão das grandes questões que condicionam a saúde mental da população, especialmente as relacionadas com o consumo abusivo de substâncias psicoactivas. Como referimos, a trajectória da Fundação-Campanha tem sido marcada pela conjugação de energias de diferentes entidades e personalidades”, frisou Manuel Faustino.

Por seu lado, a ministra da Saúde, declarou que o Governo está comprometido com a rigorosa implementação e cumprimento da Lei do Álcool, garantindo que as normas e os regulamentos sejam respeitados para proteger a saúde pública.

“Estamos também expandindo os nossos serviços de saúde mental, assegurando que cada cabo-verdiano tenha acesso ao apoio necessário para uma vida plena e saudável”, assinalou a governante.

TC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


03-07-2024 21:41
03-07-2024 21:18
04-07-2024 1:39
03-07-2024 20:01
03-07-2024 19:58