Programa Start Up Challenge+ financia 16 novos projectos jovens no ramo de empreendedorismo

28-06-2024 20:40

Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) - O Programa Start Up Challenge+ contemplou hoje 16 projectos jovens empreendedores saídos num universo de 287 candidaturas iniciais, dos quais 122 encaminhados para assistência técnica com um financiamento correspondente a 20 por cento (%) do valor do investimento.

O presidente da Pró-Empresa, Edney Cabral, explicou à imprensa que através do Banco Jovem e Mulher já está a tramitar o processo de financiamento, num valor que ronda os quatro milhões de escudos, para custear os projectos seleccionados no âmbito da segunda edição de 2023 deste Start Up Challenge +.

Os resultados são francamente positivos, observou Cabral, que se mostra realizado pela forma como se tem conseguido ajudar os promotores na implementação dos seus projectos, focado para estimular o aparecimento de ideias e projectos inovadores, visando proporcionar condições de emprego e melhoria de condições de vida dos empreendedores.

Destinado aos jovens dos 18 aos 35 anos, o concurso, de acordo com o responsável da Pró- Empresa, “tem tido uma procura bastante significativa, os jovens manifestam-se muito interesse na questão da formação, porque o concurso tem a componente de capacitação e os resultados são bastantes animadores”.

Promovido pela Pró Empresa em parceria com as instituições do ecossistema empresarial, câmaras municipais, organizações empresariais, universidades, incubadoras e instituições financeiras, o Programa Start Up Challenge+ é um concurso nacional de ideias de negócios para jovens empreendedores.

O concurso nasceu de um cenário baseado em investidores fundamentais dos seus ecossistemas, com foco principal na construção de pontes, particularmente entre jovens empreendedores e entidades financeiras.

O acto foi presidido pelo vice-primeiro-ministro e ministro do Fomento Empresarial, Olavo Correia, que enalteceu a aposta do Governo na capacitação dos jovens empreendedores, alegando que se está a criar as condições para que o país tenha um sistema sustentável, bem governado e criador de oportunidades.

Ao referir que “Cabo Verde tem de ser vencido como um país de oportunidades”, o governante frisou que o arquipélago se afigura como um país de oportunidades, com desafios para serem geridos e vencidos, pelo que cada “empreendedor terá de fazer de cada problema uma oportunidade para ganhar muito dinheiro”.

A cerimónia, que contou com testemunhos dos vencedores da edição anterior, foi aproveitada para a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Pró-Empresa e a Associação das Crianças Desfavorecidas (Acrides), focado na preparação e qualificação dos jovens e mulheres para o mundo empresarial, através de programas de formação em habilidades profissionais e empreendedorismos para as mães associadas.

SR/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


30-06-2024 23:55
30-06-2024 23:48
30-06-2024 22:02
30-06-2024 21:17
30-06-2024 19:43