Porto Novo/São João: Bispo da Diocese do Mindelo defende mais respeito pela vida em Cabo Verde

24-06-2024 18:16

Porto Novo, 24 Jun (Inforpress) - O bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, defendeu hoje, no Porto Novo, em Santo Antão, mais respeito pela vida, no dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade do nascimento de São João Baptista.

D. Ildo Fortes, que presidiu à eucaristia em honra ao São João Baptista, santo padroeiro do Porto Novo, disse que celebrar o nascimento deste santo significa “celebrar o respeito pela vida” que, a seu ver, tem andado “nas ruas de amargura” pelo País todo.

Na sua homilia, o bispo de Diocese do Mindelo disse que tem havido em Cabo Verde, “à uma escala impressionante, casos gritantes” de desrespeito pela vida humana e que “lamentavelmente” acontecem também no concelho do Porto Novo, onde há registos de casos de homicídios e de violência no lar.

D. Ildo Fortes disse ter constatado que “aos poucos” tem-se “em nome da liberdade” tomado “conta da vida dos outros”, uma situação que, adiantou, começa a se tornar “banal” no País, onde “não há respeito pelo outro”.

Perante uma multidão que encheu a ribeira da antiga igreja, na cidade do Porto Novo, para assistir à missa em honra ao santo padroeiro, o bispo adiantou que “da maneira como caminhamos hoje não tem nada a ver com o São João Baptista”, propondo uma reflexão sobre o ambiente à volta das celebrações do nascimento deste profeta.

Para D.Ildo, está-se perante “uma sociedade que não é capaz de ver as coisas boas da vida, uma geração inconformada” que “gasta muito tempo a lamentar o pouco que lhe falta, em vez de agradecer a Deus o muito que tem”.

“Temos paz, temos saúde, fé, família. Temos tanta coisa positiva, mas não somos capazes de a ver”, sublinhou o bispo da Diocese do Mindelo que, durante a eucaristia, procedeu à bênção aos emigrantes que, a seu ver, têm “um grande compromisso” com a paróquia de São João Baptista.

Os emigrantes, segundo D. Ildo Fortes, são os "embaixadores" da paróquia de São João Baptista na edificação da nova igreja, cujo início das obras aconteceu hoje, no dia de São João, com a bênção do sítio onde vai ser construído o projecto.

JM/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-09-2024 18:34
28-09-2024 15:41
28-09-2024 15:17
28-09-2024 15:11
28-09-2024 14:31