Porto Novo: Famílias preocupadas com estado das suas habitações

01-07-2024 17:34

Porto Novo, 01 Jul (Inforpress) – Muitas famílias de fracos recursos no município do Porto Novo, em Santo Antão, com o aproximar do período chuvoso, têm manifestado, ultimamente, a sua preocupação face ao estado de degradação das suas casas.

Conforme constatou a Inforpress no local, famílias residentes tanto na cidade do Porto Novo como nas zonas rurais têm estado a recorrer com frequência aos serviços sociais da edilidade porto-novense, clamando pelo apoio da autarquia na recuperação das suas habitações, cujas estruturas ameaçam ruir.

Com a aproximação do período chuvoso, essas pessoas começam a ficar preocupadas, já que, em muitos casos, os tectos ameaçam ruir.

Líderes comunitários têm estado a alertar às autoridades municipais no sentido de retomar o programa de recuperação de habitações degradadas para apoiar as famílias que não conseguem fazer intervenções nas suas habitações.

É o caso, por exemplo, da Ribeira dos Bodes onde, segundo o representante da comunidade, Henrique da Luz, algumas famílias vulneráveis precisam de apoios na recuperação das suas casas.

Igualmente, na zona Norte do concelho, muitas famílias precisam de apoios na recuperação das suas residências, informou o líder local.

A edilidade garantiu ter retomado os programas de recuperação habitacional no município do Porto Novo, estando previstos para este ano de 2024 investimentos na ordem dos 24 mil contos, contemplando mais duas centenas de casas.

Porto Novo é, também, um dos municípios contemplados com o programa de construção de habitações sociais anunciado pelo Governo, que vai edificar 12 habitações sociais neste concelho.

O edital de lançamento de concurso para a construção das casas explica que as mesmas vão ser construídas nos bairros de Berlim, Branquinho e Ribeira de Corujinha.

Dados avançados pela câmara municipal dizem que cerca de 1.700 casas degradadas em todo o município do Porto Novo foram reabilitadas nos últimos oito anos, num investimento a rondar os 285 mil contos.

As intervenções nas habitações foram realizadas, segundo a autarquia, no âmbito dos programas de reabilitação habitacional levados a cabo desde 2016 financiados com recursos próprios do município e pelo Governo, através do programa de reabilitação, requalificação e acessibilidades (PRAA).

O perfil habitacional do Porto Novo diz que mais de três mil casas neste concelho estão em condições “muito degradadas”, com tectos prestes a ruir, pondo em risco a vida das pessoas.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


03-07-2024 21:41
03-07-2024 21:18
04-07-2024 1:39
03-07-2024 20:01
03-07-2024 19:58