Ministro da Educação garante que já está “tudo a postos” para o arranque do novo ano lectivo

12-09-2024 15:50

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) - O ministro da Educação garantiu hoje que já está “tudo a postos” para o arranque do novo ano lectivo 2024/2025, apesar de obras de manutenção e de reabilitação nas escolas, em alguns concelhos, que estão com “ligeiros atrasos”.

Amadeu Cruz assegurou que estes ligeiros atrasos destas obras não impedem o normal funcionamento das aulas, no dia 16 de Setembro.

Estas considerações foram feitas pelo ministro, em conferência de imprensa, para dar a conhecer à comunidade educativa e a sociedade civil, as linhas orientadoras, as prioridades da agenda governativa e as principais actividades de preparação do arranque do ano lectivo 2024/2025.

Uma das principais novidades para este ano lectivo, conforme avançou o governante, é o reforço dos laboratórios tecnológicos em todas escolas secundárias do país, para suportar as aulas das TIC e de programação, bem como, o acesso à internet de banda larga.

Por outro lado, avançou que já está reunida também todas as condições para massificar acções de formação dos professores, a partir das plataformas digitais.

Segundo informou Amadeu Cruz, este novo ano lectivo, sob o lema “resiliência e confiança para uma educação de qualidade”, vai ter cerca de 130 mil alunos inscritos e aproveitou para apelar aos pais e encarregados da educação que ainda não matricularam os filhos a fazê-lo com a máxima urgência.

Ao fazerem a matrícula mais cedo permite que as escolas consolidem os registos desses alunos, turmas e horários no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE), alertou o ministro.

Em relação aos docentes, Amadeu Cruz informou que estarão no activo 7.500 professores nos ensinos básico e secundário, e aproveitou também para apelar ao comparecimento dos mesmos nas escolas, no primeiro dia de aula para acolherem os seus alunos.

Para este ano lectivo o ministro da Educação avançou que será implementado a coordenação científico-pedagógico nacional, em todas as áreas disciplinares, com o intuito de acompanhar e regular as aprendizagens a nível nacional, e ainda, reforçar a supervisão pedagógica e a implementação da nova matriz curricular.

Avançou ainda a implementação do programa de supervisão educativa técnico-profissional, para jovens e adultos, uma medida no sector da educação que visa superar eventuais desvios.

Quanto à reforma curricular do ensino básico avançou a mesma fonte que está consolidada e estabilizada, acrescentando que não há nenhuma alteração à matriz curricular, que este manteve-se com as mesmas disciplinas, carga horária, os mesmos programas curriculares, manuais escolares do 1º ao 8º anos e sistema de avaliação de aprendizagens.

No que tange a acção social, garantiu também que já estão reunidas as condições para o funcionamento das cantinas escolares logo no início das aulas e que todos os géneros alimentícios já estão nas escolas, bem como, os kits escolares.

O ministro adiantou ainda que já está articulada com as câmaras municipais para garantir os transportes escolares para os alunos.

DG/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-09-2024 20:38
17-09-2024 20:10
17-09-2024 19:48
17-09-2024 19:06
17-09-2024 18:34