​​​​​​​Coordenadora do Ano da Saúde Mental alerta para importante papel da comunidade (c/áudio)

10-09-2024 15:03

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A coordenadora do Ano da Saúde Mental, Christie Wahnon, considerou hoje que todos têm um papel importante na prevenção de mortes por suicídio e que “quebrar o silêncio” sobre o fenómeno é “fundamental” para orientação sobre os sintomas.

Christie Wahnon falava à imprensa durante uma acção de sensibilização realizada pela equipa do Ano da Saúde Mental do Ministério da Saúde no Mercado do Platô com o objectivo de assinalar a data, este ano sob o lema "Mudando a Narrativa sobre o Suicídio".

Segundo a coordenadora, em conversa com as pessoas que passavam pelo local, a equipa tentava orientar sobre os sintomas apresentado pela pessoa que tem uma ideia suicida, demonstrando que suicídios são mortes evitáveis.

Ou seja, conforme evidenciou, todos temos um papel que é “importante” e que permite evitar essas mortes.

“Com conhecimento conseguimos salvar vidas, esta é a ideia dessa actividade no Mercado do Platô. É levar esta mensagem que é possível salvar vidas quando temos conhecimento sobre suicídio”, explicou, realçando que em Cabo Verde ainda persiste a cultura de silêncio sobre o suicídio.

“É importante levar o conhecimento porque as pessoas querem saber, mostraram muita abertura, fizeram perguntas e querem saber mais sobre este fenómeno e estamos aqui para dar informação e apoio e mostrar o caminho para obter ajuda”, concluiu.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registados mais de 700 mil suicídios anualmente. Sabe-se que quase 100 por cento (%) dos casos estão relacionados a doenças mentais.

Portanto, a maioria dos casos poderia ter sido evitada com o acesso adequado ao tratamento psiquiátrico e a informações de qualidade.

Durante o Setembro Amarelo 2024, diversas acções vão ser realizadas para conscientizar a população sobre a importância da vida e a prevenção do suicídio, um tema ainda considerado tabu.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-09-2024 9:42
17-09-2024 9:34
17-09-2024 9:27
17-09-2024 8:31
17-09-2024 8:12