São Filipe: Câmara entregará kits escolares a três centenas de alunos

17-09-2024 9:34

São Filipe, 17 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe está a preparar a entrega na quarta, 18, e quinta-feira, 19, de kits escolares para cerca de 300 alunos do município, anunciou o presidente da autarquia.

Nuías Silva, à Inforpress, disse que o processo de formação dos kits foi extenso devido ao “grande número” de solicitações.

“Os kits variam, alguns incluem uniformes, enquanto outros contém batas, livros, mochilas e cadernos”, explicou o autarca, que garantiu que “todos os pedidos serão atendidos positivamente”.

Para evitar duplicação, os kits serão entregues em colaboração com a Delegação do Ministério da Educação, a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (Ficase) e associações locais, referiu a mesma fonte, que sublinhou que este ano são cerca de 300 pedidos de kits escolares e que todos são considerados.

Nuías Silva destacou “o grande esforço” da câmara para mobilizar recursos e atender a todos os 300 pedidos.

“Cada kit tem um custo estimado entre cinco a seis mil escudos, englobando mochilas, livros, batas e uniformes. Estamos a trabalhar para garantir que ninguém fique de fora e que todos que realmente precisam sejam contemplados”, concretizou.

A disponibilização de kits representa um esforço “muito grande” da câmara na mobilização de recursos para conseguir satisfazer todos os pedidos.

Além dos kits escolares, a câmara também assegura apoio integral aos sete jardins de infância sob sua gestão, sem maiores problemas a este nível.

Nos Mosteiros, a câmara local já entregou 300 kits escolares para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Os kits, que foram distribuídos antes do início das aulas, foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Emergência Social e representam um investimento de mais de 500 contos.

Os kits incluem mochilas, cadernos, estojos e materiais diversos, e foram entregues individualmente às famílias beneficiárias, nos serviços de Promoção Social da câmara.

Além dos kits escolares a câmara assegura transporte escolar para alunos do Ensino Básico Obrigatório (EBO) e do ensino secundário, bem como apoio financeiro para estudantes do ensino recorrente e trabalhadores que frequentam cursos de formação profissional.

A câmara também continua a conceder subsídios de subsistência a mais de 60 estudantes que frequentam estabelecimentos de ensino superior no país e, no âmbito de protocolos de cooperação com municípios portugueses, garante vagas para estudos em Portugal.

Neste momento, cerca de 30 jovens mosteirenses estudam em instituições de formação técnico-profissional e ensino superior naquele país e outros dez estudantes iniciarão este ano a formação técnica gratuita em instituições parceiras em Portugal.

JR/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18-09-2024 22:17
18-09-2024 21:22
18-09-2024 20:28
18-09-2024 20:21
18-09-2024 20:11