Sindicato anuncia greve dos pilotos da TACV de 25 a 29 de Abril

15/04/24 19:39

Cidade da Praia, 15 Abr (Inforpress) - O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) anunciou hoje uma greve nacional de cinco dias, entre 25 e 29 de Abril, dos pilotos da TACV, tendo no centro das reivindicações a melhoria das condições de trabalho.

“Após esgotadas todas as vias e possibilidades de diálogo com o conselho de administração da TACV, anunciamos uma greve nacional dos pilotos da TACV com início às 00:00 do dia 25 de Abril até às 23:59 do dia 29”, precisa em comunicado.

A mesma fonte esclarece que esta greve não é apenas uma questão de reivindicar melhores condições para a classe, uma vez que é estendida a todos os tripulantes, de modo a garantir a segurança e a qualidade dos serviços aéreos prestados aos passageiros.

“É uma medida de último recurso, motivada pelos sucessivos incumprimentos da parte da empresa em responder aos direitos laborais da classe e indisponibilidade mostrada da parte do actual conselho de administração para um processo de diálogo e negociações”, justifica.

Em declarações à Inforpress, o presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, avançou que a negociação com a empresa acontece há mais de dois anos e sem nenhum avanço, pelo que se vai avançar com a greve.

“Não é uma decisão tomada à pressa, foi devidamente analisada, e com a saída de muitos pilotos da empresa corremos   sérios riscos de estrangulamento da aviação em Cabo Verde”, notou o sindicalista, informando que, segundo dados dos sindicatos, dez pilotos já abandonaram a companhia.

“As condições de trabalho da tripulação são precárias, não temos progressão natural na carreira, que está regulamentada, e também temos uma certa reserva em relação ao futuro da empresa com o actual conselho de administração”, acrescentou.

Edmilson Aguiar avançou ainda que o pré-aviso de greve foi entregue hoje na direcção dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), no Ministério dos Transportes e na Direcção Geral do Trabalho.

Mais detalhes sobre os motivos da greve dos pilotos da TACV, segundo Edmilson Aguiar, serão avançados durante a conferência de imprensa marcada para quarta-feira.

OM/CP
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


13/06/24 15:45
13/06/24 14:44
13/06/24 13:58
13/06/24 13:52
13/06/24 13:42