Boa Vista: “O sector da pesca tem que deixar de ser um sector pobre da sociedade ", diz o ministro do Mar

28-08-2024 23:05

Sal Rei, 28 Ago (Inforpress)- O ministro do Mar, Jorge Santos, defendeu hoje que o sector da pesca tem de deixar de ser um sector pobre da sociedade, para passar a ser um sector que crie riqueza e equilíbrio.

O novo ministro do Mar, que falava no final de um encontro com peixeiras e pescadores de Sal Rei, visitou igualmente hoje o Mercado de Peixe e reuniu-se com a Associação de Pescadores, Peixeiras e Armadores, para se inteirar da situação actual do sector.

Entre os vários problemas apresentados estão as dificuldades em chegar aqui à ilha por causa da ausência do cais de pesca, problemas de conservação de peixe devido a produção insuficiente de gelo, avarias e falta de câmaras de adequadas, e, também, questões relacionadas com a segurança dos pescadores.

Em resposta, o ministro disse tratar-se de um compromisso que vão assumir enquanto Governo.

Quanto às questões funcionais do mercado, o governante disse que o assunto que vão analisar, mas relembrou que há dois anos esse mercado foi reestruturado e foram criadas algumas condições para o seu funcionamento. Jorge Santos admitiu, entretanto, a necessidade de criar mais condições para o mercado e ver até onde podem ajudar.

O ministro deixou, porém, um desafio ao sector, o de restruturarem a Associação de Pescadores, Armadores e Peixeiras, “bastando para isso querer” e sair a ganhar porque “quando tem associação tem com quem dialogar e fazer chegar mais rápido a solução”.

O ministro acrescentou que existem “vários programas, o próprio mercado foi reestruturado, há a questão de formação para jovens pescadores”.

Segundo o ministro são “questões importantes” que têm de encontrar soluções conjuntamente com os pescadores e armadores, comprometendo-se a trabalhar com a sua equipa para resolver os problemas “mais urgentes”, mas também equacionar os “problemas maiores”, quais sejam, “o problema da transição da pesca semi-industrial para a pesca industrial e a possibilidade de se ter um produto certificado para poder ser vendido nas cadeias hoteleiras da ilha, porque isto é o que querem”.

Outro desafio, segundo Jorge Santos, é que a pesca seja um subsetor para alimentar a cadeia turística e toda a logística do desenvolvimento do turismo da ilha da Boa Vista.

“E tem potencial, agora é preciso que haja desenvolvimento para fazer essa transição”, notou

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Notícias Recentes


19-09-2024 21:50
19-09-2024 21:28
19-09-2024 20:45
19-09-2024 20:19
19-09-2024 20:01