Cabo Verde quer apoio da China para fomentar sector da transição digital

26/08/24 19:58

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, chefia uma delegação que vai participar na Cimeira do FOCAC, que irá decorrer de 04 a 06 de Setembro em Beijing, China, com a questão do fomento da transição digital na agenda.

O anúncio foi feito hoje pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, que considerou que a Cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, na sigla em inglês) constitui uma oportunidade de diálogo e delinear as novas áreas de cooperação entre os dois países.

A governante, que falava à imprensa, à margem da assinatura de dois acordos por trocas de notas entre Cabo Verde e a China, destacou que a cooperação tem sido “frutífera”, e com ganhos para ambas as partes.

“Cabo Verde estará a participar activamente, participando em várias sessões da própria cimeira, mas também será uma oportunidade para dialogar com as autoridades nacionais, nomeadamente o primeiro-ministro chinês, em quê os dois países irão delinear as novas áreas de cooperação”, precisou.

Para além da área da transcrição digital, constam ainda da agenda questões da segurança interna, das mudanças climáticas, e económicas e comerciais.

“Nós temos um grande projecto que tem a ver com segurança interna, que é a Cidade Segura, que já vem sendo financiado pela China e nós queremos continuar com esse projecto, e estamos a prever e contar com o financiamento para a terceira fase”, referiu.

Tendo em conta que a China é um expertise em matéria de novas tecnologias, sublinhou que Cabo Verde pretende também fomentar o sector da transição energética, sendo que o país tem uma agenda ambiciosa nesta matéria.

Miryan Vieira, que considerou “excelentes” as relações económicas e comerciais entre os dois países, realçou que Cabo Verde pretende ainda incrementar o investimento chinês nas ilhas.

“Para além disso, há um outro sector que é o das mudanças climáticas, também ligado à questão da transição energética, mas queremos, de facto, potenciar um pouco mais algumas acções para que Cabo Verde possa, efectivamente, mitigar e fazer face às alterações climáticas”, acrescentou.

A secretária de Estado informou que a delegação cabo-verdiana integrará ainda os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, da Saúde, Filomena Gonçalves, da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e da Administração Interna, Paulo Rocha.

A Cimeira do FOCAC irá decorrer sobre o lema “Unir-nos para promover a modernização e construir uma comunidade China-África de alto nível com um futuro partilhado".

Neste evento espera-se que China e África renovem as suas relações de amizade, discutam a cooperação e delineiem as linhas gerais da cooperação no futuro.

Do programa consta a realização de reuniões de altos funcionários e ministros nos dias 02 e 03 de Setembro, respectivamente, para preparar a cimeira.

AV/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


19/09/24 17:14
19/09/24 16:35
19/09/24 16:21
19/09/24 16:17
19/09/24 15:47