Ver Noticias

Órgãos/19 Anos: PR defende que desenvolvimento passa pela aposta nos sectores primários e turismo

Futebol/Fogo: União de São Lourenço sagra-se campeã regional e regressa ao escalão principal oito época depois

Presidente da Coreia do Sul propõe ministério para aumentar taxa de natalidade

Israel desiludido com ameaça de Biden de suspender entrega de armas

Andebol/Campeonato CV: ABC arranca defesa do ceptro em sénior feminino ante o campeão de Santiago Norte

Maio: Ministério da Educação já requalificou todos os professores que adquiriram grau de licenciatura, diz ministro

Porto Inglês, 08 Mai (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu hoje, na ilha do Maio, que todos os professores que adquiriram o grau de licenciatura já foram requalificados.

Amadeu Cruz, que presidiu o acto de abertura do conselho alargado do Ministério da Educação, abarcando todos os delegados da Educação do país, que visa a preparação do próximo ano lectivo e do arranque do novo ano escolar, cuja data vai ser discutida.

Amadeu Cruz garantiu que o Ministério da Educação tem vindo a fazer de tudo para cumprir as promessas feitas aos docentes, lembrando que muitas das reivindicações feitas pelos professores e sindicatos já foram correspondidas.

Admitindo que nem tudo foi, ainda, concretizado, deixou a garantia de que o Ministério está a trabalhar para que todos os docentes tenham as condições para exercerem as suas profissões com dignidade.

Neste particular, afiançou que o Ministério está a dialogar com os sindicatos dos professores, apresentando a proposta do executivo que vai no sentido de atribuir um salário de 89 mil escudos, em vez dos 95 mil escudos propostos pelos sindicatos, até ao final deste ano.

Assim sendo, assegurou que vai ser preciso chegar a um entendimento entre ambas as partes para se satisfazer o interesse comum, sublinhando que existe um espirito aberto por parte do Ministério para se chegar a um melhor entendimento que satisfaça ambas as partes.

Relativamente à possibilidade da eventual greve dos professores no decorrer do mês de Maio, Amadeu Cruz considera que isto carece de uma ponderação e chegada de entendimento entre os sindicatos e o Ministério, uma vez que estão em causa os interesses dos alunos do 12º ano de escolaridade.

Por esta razão, argumentou que reconhece o direito dos sindicatos e dos professores, no entanto ressalvou que também é preciso defender os direitos dos alunos, realçando que "os alunos precisam das avaliações e dos certificados para se candidatarem ao ensino superior".

Por essa razão, admitiu ser necessário um entendimento com os sindicatos que entregaram o pré-aviso de greve, com vista à suspensão da mesma em defesa dos interesses dos alunos, que considerou ser um dever ético do Ministério que tutela.

O acto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, dirigentes dos serviços centrais e delegados dos 22 concelhos do país, bem como de parceiros do Ministério da Educação.

No conselho alargado vão ser discutidas matérias de particular importância e relevância para o Sistema Educativo Nacional, de saúde mental específica para o sector da Educação, apresentação das orientações, prioridades e resumo da proposta de Orçamento do Sector da Educação e Ensino Superior para 2025, apreciação sobre a proposta de reconfiguração da rede educativa e gestão de actos administrativos e apreciação das "Orientações Gerais de Organização e Funcionamento do Ano Lectivo 2024-2025 – Acção Social Escolar”.

WN/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: Embaixador aponta novas oportunidades com abertura de rotas Lisboa/Sal e Porto/Sal pela EasyJet

Lisboa, 08 Mai (Inforpress) – O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, considerou hoje que se abrem novas oportunidades para Cabo Verde com a abertura de rotas Lisboa/Sal e Porto/Sal pela companhia ‘low cost’ (baixo custo) EasyJet a partir de Outubro.

A declaração foi feira à imprensa, em Lisboa, depois do anúncio da companhia aérea de que vai começar a voar para Cabo Verde a partir de 29 de Outubro com duas rotas de seis frequências semanais, com preços “dinâmicos” conforme a oferta e procura.

“Nós temos uma grande companhia, das maiores e mais prestigiadas e credíveis companhias mundiais, a apostar em Cabo Verde e a primeira vez que está a apostar na região a Sul de Sahra. Ou seja, Cabo Verde quase que foi contemplado com esta importante parceria no sentido de alargar, em grande medida, a rede de conectividade. As pessoas vão ter mais opções e mais possibilidades de contacto.

Para Eurico Correia Monteiro que falava em representação do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, por ser uma companhia ‘low cost’ a preços “muito mais competitivos”, esta alternativa é “boa para Cabo Verde, é boa para o turismo cabo-verdiano, é boa para a diáspora cabo-verdiana e boa para todos aqueles que querem, de facto, conhecer Cabo Verde e estar ligado a Cabo Verde”.

“Nós passamos, como ficou aqui patenteado, também a estar numa plataforma com um impacto mundial muito grande e a oferecer a todos os viajantes um leque enorme de escolhas de diversas conexões e a um custo mais acessível poder conhecer e estar em Cabo Verde”, frisou o embaixador.

Na mensagem enviada para o evento do anuncio das rotas, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, sublinhou que a adição de Cabo Verde à rede de rotas da EasyJet traduz um novo capítulo da conectividade do país com o mundo e o início de uma nova etapa do turismo, porque vai permitir “criar novas soluções de transporte para os nossos emigrantes, facilitando assim a ligação com a terra-mãe e em consequência aumentar os seus investimentos no país”.

“Permitirá aos homens de negócio, aos agentes culturais, aos investigadores e estudantes, igualmente, acesso a tarifas mais equilibradas e mais competitivas. Irá criar as condições para a atracção de novos nichos do mercado turístico europeu (turismo cultural, turismo urbano, nómadas digitais e outros) impulsionando a diversificação e a sustentabilidade do turismo, os dois elementos orientadores do crescimento que almejamos para o sector”, sustentou.

Por sua vez, também em mensagem enviada, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, enalteceu a operação da EasyJet na rota Portugal/Cabo Verde que vem concretizar “um desejo e uma expectativa” que se espera que venha a ter impacto positivo no reforço do posicionamento de Cabo Verde no mercado turístico e na diversificação da oferta para os cidadãos cabo-verdianos, no país e na diáspora, através de voos ‘low cost’.

DR/HF

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Homem mais velho de Santo Antão provavelmente assassinado na sua residência (corrigido)

Ribeira Grande, 08 Mai (Inforpress) – O homem mais velho de Santo Antão, Pedro António Rodrigues, conhecido por Pé (pai) Pipi, 113 anos, que vivia em Varzinha, Ribeira da Torre, foi encontrado morto, supostamente assassinado, hoje, na sua residência.

Em declarações à imprensa, uma vizinha, Alcinda da Cruz, disse que não sabe ao certo o que se terá passado, pois segundo a mesma, já tinha ido à casa do idoso para medir a pressão dele e do suposto assassino, Enivaldo Gomes, que também estava na mesma residência, acamado, mas noutro quarto.

“Quando medi a pressão aos dois eu disse à minha vizinha que tudo estava normal e se ela tinha um sumo de laranja para dar ao Enivaldo, mas ela disse que não tinha. Então fui até a minha casa buscar o sumo e nisso ouvi a minha vizinha a gritar e logo questionei o que se passava outra pessoa disse que o Enivaldo teria matado Pé Pipi”, disse.

Nisso, Alcinda disse que desceu a correr e encontrou o centenário com uma bolsa de plástico e uma almofada na cara e com as calças despidas.

A mesma fonte disse que a cama do idoso estava toda ensanguentada e Enivaldo saiu a correr sem as suas vestes, mas foi capturado pelos vizinhos.

Alcinda Cruz disse ainda que não é a primeira vez que Enivaldo teria atentado contra a vida do centenário.

A Inforpress tentou colher informações na Esquadra da Polícia, mas tal não foi possível até o fecho da noticia porque alegaram que ainda só tinham informações preliminares.

No entanto, a Inforpress apurou que Enivaldo já está sob custódia das autoridades.

“Pé Pipi” nasceu em Pinhão, Ribeira Grande, e foi baptizado com o nome de Pedro António Rodrigues. Na última entrevista que deu à Inforpress, aos 110 anos, disse que tinha perdido as contas do número de filhos, netos, bisnetos e trinetos que tinha.

O idoso disse na altura que gosta de jogar uril, dançar e conversar com os familiares e vizinhos e que, apesar da idade, gozava de boa saúde.

Conforme afirmou, “praticar o bem e nunca o mal” foi sempre o seu lema de vida. A par disso, disse, “ter Deus sempre presente”.

LFS/HF

Inforpress/Fim

CORRIGIU-SE O NOME DO SUPOSTO AGRESSOR DE "NIVALDO" PARA "ENIVALDO".

Ler mais

São Vicente: Manuel de Candinho e Palinh Vieira em concerto no Centro Cultural do Mindelo

Mindelo, 08 Mai (Inforpress) - O compositor e instrumentista cabo-verdiano Manuel de Candinho vai estar em concerto Jazz Verde – DUO acompanhado de Palinh Vieira, no sábado, no Centro Cultural do Mindelo, São Vicente.

Esta informação foi avançada em nota pelo Centro Cultural do Mindelo (CCM), que informou que o concerto se insere nas programações do mês de Maio.

Conforme lembrou a mesma fonte, Manuel dos Santos Fernandes Pereira, conhecido por Manel di Candinho, é natural de São Domingos e destaca-se como instrumentista, arranjador, produtor musical e compositor.

O instrumentista, acrescentou, viveu por quase 30 anos na Holanda antes de regressar a Cabo Verde. A sua carreira musical foi iniciada em 1978, num agrupamento animador de bailes populares locais. Ainda muito jovem, começou a escrever as primeiras composições, versando a vida social da época no seu País e algum romantismo.

O CCM referiu ainda que com a emigração para Portugal, em 1982, Manel di Candinho encetou a profissionalização na música, altura em que “a sua perícia com a guitarra era já reconhecida, ao ponto de ser considerado um dos principais guitarristas da música cabo-verdiana”.

“Com várias digressões pelos principais palcos de world music do mundo, teve oportunidade de acompanhar gente célebre e actuar a título próprio, vindo a coordenar artisticamente alguns trabalhos de Bana, Celina Pereira, Ildo Lobo, Djosinha, Titina, Jorge Sousa, Cesária Évora e Gardénia, entre muitos outros”, lê-se na nota que acrescenta ainda que, além do trabalho de produção, Manuel de Candinho é também requisitado regularmente como compositor tendo participado algumas dezenas em discos de outros artistas.

CD/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/Fogo: União de São Lourenço sagra-se campeã regional e regressa ao escalão principal oito época depois

São Filipe, 09 Mai (Inforpress) – A equipa de União Futebol Clube de São Lourenço sagrou-se quarta-feira, 08, campeã regional do segundo escalão da ilha do Fogo e está de regresso ao escalão principal oito anos após a sua despromoção.

A formação de São Lourenço, que precisava vencer a sua congénere de Luzabril de Luzia Nunes no jogo a contar para a 21ª e penúltima jornada do campeonato regional do segundo escalão para garantir o título acabou por vencer pela diferença mínima, 1-0, mas suficiente para conquistar os três pontos que lhe dá o título antecipado de campeão regional e a promoção ao primeiro escalão.

O União Futebol Clube de São Lourenço foi despromovido ao escalão inferior no final da temporada 2015/16 e desde então tentou regressar ao primeiro escalão o que conseguiu esta temporada depois de oito anos de luta.

Já a formação de Luzabril com esta derrota continua no segundo lugar que dá também acesso à subida ao escalão principal, mas agora tem a pressão da equipa de Atlântico que goleou quarta-feira o Desportivo de Cova Figueira por 5-0 e está a uma jornada do fim a um ponto do segundo classificado.

Assim a segunda equipa a subir ao escalão principal só será encontrada na última jornada e com a formação de Luzabril a depender apenas de si para conquistar a segunda vaga e assim regressa ao primeiro escalão depois de uma ausência de 11 anos.

Para tal a formação de Luzia Nunes fica obrigada a vencer o Parque Real do município de Santa Catarina no último jogo da 22ª e última jornada.

Enquanto isso o Atlântico em caso de vitória frente a Pavense do município de Santa Catarina e de uma eventual derrota ou mesmo empate de Luzabril poderá regressar ao escalão principal depois de mais de uma década no escalão inferior.

O próximo campeonato regional do primeiro escalão vai contar com dez equipas, sendo oito do município de São Filipe e duas dos Mosteiros. O município de Santa Catarina não terá representação no primeiro escalão pela segunda época consecutiva.

Das oito equipas de São Filipe, duas são do interior norte, nomeadamente Juventus de Curral Grande e União Futebol Clube de São Lourenço, ambas da freguesia de São Lourenço.

Resultado parcial dos jogos da 21ª e penúltima jornada do campeonato regional do segundo escalão:  Atlântico 5 – Desportivo 0, Luzabril 0 – União de São Lourenço 1 e Baxada 3 – Brasilim 0 (falta de comparência de Brasilim). Hoje joga ABC de Patim – Pavense.

A classificação é liderada pela formação de União de São Lourenço com 43 pontos (campeã regional), seguido de Luzabril com 39, Atlântico com 38, Desportivo 32, Baxada 29, ABC de Patim 28, Parque Real 22, Brasilim 19, Pavense com 12 e Spartak 05.

Os jogos da última jornada serão realizados nos dias 11 e 12 de Maio com o seguinte calendário: Spartak – Baxada, União de São Lourenço – ABC de Patim, Pavense – Atlântico e Luzabril – Parque Real.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Ministério da Agricultura queixa-se de corte ilegal de árvores no perímetro florestal de Lagoa

Ribeira Grande, 08 Mai (Inforpress) – A Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ribeira Grande, Santo Antão, queixou-se na Polícia Nacional da prática ilegal de corte de árvores, que tem ocorrido no perímetro florestal de Lagoa, no Planalto Leste.

Em declarações à Inforpress, o delegado substituto do Ministério da Agricultura e Ambiente, Orlando Freitas, disse que assim que tiveram conhecimento que estavam a fazer o abate de arvores no perímetro florestal de Lagoa alertaram as autoridades policiais, o que culminou com a apreensão de duas carrinhas Toyota Hilux carregada de lenha.

A mesma fonte indicou que há guardas-florestais no perímetro, entretanto “nem sempre conseguem dar cobertura” a este tipo de eventualidade, e, neste sentido, alertaram a Polícia Nacional.

“As pessoas desta localidade têm conhecimento que tal prática é ilegal, pois existe lei florestal e todo o corte de lenha nas zonas florestais são feitas somente com a autorização da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, e quem descumprir corre o risco de sofrer consequências”, sublinhou.

A prática de abate ilegal de arvores, conforme Orlando Freita, “sempre acontece”, principalmente nesse período de produção de aguardente, no entanto alegou que a delegação tem estado em alerta para evitar tais práticas.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

UE renova derrogação do Acordo de Pesca com Cabo Verde e explora soluções duradouras - embaixadora (c/áudio)

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) - A União Europeia (UE) publicou, segunda-feira, a nova derrogação do Acordo de Pesca com Cabo Verde que vai até 31 de Dezembro de 2025, enquanto buscam soluções a longo prazo, revelou hoje a embaixadora Carla Grijó.

A diplomata avançou estas informações à imprensa, no âmbito do dia Mundial da Europa, que se assinala esta quinta-feira, 09 de Maio, avançando que o novo protocolo de pesca está na fase de recolha de aprovação, pelo que no início de Julho próximo este estará em condições de ser assinado.

“Há um protocolo de implementação que é renovado periodicamente e estamos neste ano, período de transição entre um protocolo de implementação que aspira este mês e um novo que irá entrar em vigor daqui alguns meses, cujas negociações foram já concluídas, aliás em tempo em recorde, e agora estamos nos trâmites de aprovação porque nós como sabemos temos 27 Estados membros todos têm que dar o seu aval”, explicou Carla Grijó.

“Pensamos que no início do mês de Julho este novo protocolo de implementação estará em condições de ser assinado. Esse protocolo o que faz no fundo é estabelecer as condições em que as embarcações de Estados membros da UE podem pescar em águas cabo-verdianas e as contrapartidas que a UE oferece”, acrescentou.

Através do sistema de preferências generalizadas, os produtos transformados em Cabo Verde têm acesso ao mercado único da UE livre de taxas.

Entretanto, a indústria cabo-verdiana tem enfrentado desafios de abastecimento de matéria-prima para sua produção e busca fora de Cabo Verde matéria-prima para transformar, segundo a embaixadora.

A embaixadora informou que para resolver temporariamente esse problema, foi publicada uma nova derrogação às regras de origem, válida até 31 de Dezembro de 2025. Esta medida permitirá a continuação do comércio sem taxas até que uma solução mais permanente seja encontrada.

“Isto é uma solução temporária que está a resolver este problema da falta de matéria prima, neste momento, compramos mais um bocadinho de tempo, digamos assim, até ao final de 2025”, sustentou Carla Grijó, salientando que a UE e Cabo Verde tem estado a ponderar uma solução que vá “para além desta solução temporal que a derrogação das regras de origem possibilita”.

Ressalvou ainda que a possibilidade da entrada em vigor do acordo de parceria económica no âmbito da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental] seria uma via de solução, mas esse acordo, embora tenha sido assinado pela maioria dos Estados membros da Comunidade, está impedido de entrar em vigor, porque há um Estado membro que não assinou.

As contrapartidas que a UE oferece por estas oportunidades de pesca incluem uma parcela importante de financiamento destinado a comunidades piscatórias locais, ao desenvolvimento do sector da economia azul em Cabo Verde.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Presidente da Coreia do Sul propõe ministério para aumentar taxa de natalidade

Seul, 09 Mai (Inforpress) - O Presidente da Coreia do Sul propôs hoje a criação de um ministério para combater a baixa taxa de natalidade no país, ameaçado por uma crise demográfica.

“Estou a pedir a cooperação do parlamento para rever a organização do Governo, a fim de criar um ministério do planeamento para combater a baixa taxa de natalidade”, afirmou Yoon Suk-yeol, na primeira conferência de imprensa que deu em quase dois anos e depois da derrota do partido nas eleições gerais de abril.

O número de recém-nascidos na Coreia do Sul, um país com 51 milhões de habitantes, atingiu o nível mais baixo (230.000) em 2023, desde que as primeiras estatísticas foram compiladas em 1970, anunciou Seul, em fevereiro, apesar dos milhares de milhões de euros investidos pelas autoridades para incentivar os nascimentos.

O número de recém-nascidos por mil habitantes desceu para 4,5, contra 4,9 em 2022, de acordo com dados preliminares da agência estatal de estatísticas.

A taxa de fecundidade desceu para 0,72 filhos por mulher, longe dos 2,1 necessários para manter a população no nível atual. Esta taxa não era atingida no país desde o final da década de 1980.

A este ritmo, e sem recurso à imigração, a população da Coreia do Sul deverá reduzir quase para metade até 2100, indicaram especialistas.

A taxa de fertilidade do país é a mais baixa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a idade média em que uma mulher tem o primeiro filho é de 33,6 anos, a mais elevada da OCDE.

Seul gastou grandes somas de dinheiro para incentivar os nascimentos, através de subsídios, serviços de acolhimento de crianças e ajuda para tratamentos de infertilidade, mas sem sucesso.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens