Santo Antão: PM afirma que requalificação urbana de Ponta do Sol marca novo capítulo na transformação da cidade

26-07-2024 18:18

Ponta do Sol, 26 de Jul (inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que a requalificação da Ponta do Sol, Ribeira Grande, Santo Antão, representa a materialização de um compromisso governamental com o desenvolvimento urbano real.

“Quando assumimos o Governo encontramos muitas cidades situadas apenas no papel. Hoje, testemunhamos a transformação dessas cidades em realidades vibrantes e dinâmicas”, afirmou.

O chefe do Governo falava durante a inauguração do projecto de requalificação urbana de Ponta do Sol, um investimento de 130 mil contos, assumido pelo Ministério das Infraestruturas, através do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA).

Ulisses Correia e Silva destacou os esforços do Governo na requalificação urbana e ambiental, melhoria de acessibilidades, reabilitação de casas e patrimônios históricos, bem com desenvolvimento de áreas marítimas em todo o país.

Segundo o chefe do executivo tais investimentos são destinados a melhorar a qualidade de vida dos residentes, criar oportunidades para o turismo e atrair investimentos.

“Ponta do Sol é um exemplo concreto de cidade que foi declarada no papel, mas hoje é muito mais do que aquilo que estava projectado no papel. Toda essa requalificação, os arruamentos, sistemas de drenagem, espaços verdes, zonas de pessoas, mais iluminação, tudo isso é, de facto, qualidade para a vida de pessoas”, assinalou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, ressaltou a importância do projecto de reabilitação de Ponta do Sol.

“Estamos entregando à população o maior projecto de requalificação urbana já implementado na cidade. Esta iniciativa transformou a zona de Chechênia, que antes enfrentavam sérios problemas de infraestrutura, numa zona modernas e acessível”, explicou.

O edil ribeira-grandense anunciou ainda a próxima fase do projeto, que incluirá a requalificação de uma nova avenida na cidade, com um investimento adicional de cerca de 35 mil contos.

“Esse novo projecto visa continuar a transformação urbana e melhorar ainda mais a infraestrutura da Ponta do Sol. Estamos comprometidos em criar uma cidade que seja um modelo de desenvolvimento e qualidade de vida”, garantiu.

Alem da requalificação urbana de Ponta do Sol, o momento serviu para homenagear o escritor Luís Romano com a colocação de uma silhueta na praça em frente à Câmara Municipal, em reconhecimento do seu legado literário e cultural.

LFS/JMV

nforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20