Santa Cruz: Plano para época das chuvas tem como foco a segurança da população - vereador

24-07-2024 22:13

Pedra Badejo, 24 Jul (Inforpress) – O vereador para a área da Protecção Civil da Câmara Municipal de Santa Cruz avançou hoje que o município já tem em andamento o plano para época das chuvas e que este visa manter as pessoas em segurança neste período.

Carlos Garcia, que falava em entrevista à Inforpress, explicou que normalmente é feito um draft do plano pela câmara municipal, que partilha com os parceiros locais para acrescentarem alguns inputs, depois é feito o plano final que é partilhado com todos.

Este plano, conforme avançou, já se encontra em execução, com a limpeza das ribeiras, vales e locais que apresentam algum risco, mas também estão a trabalhar na parte da sensibilização das pessoas, no sentido de estarem alertas e evitarem situações que os coloquem em risco.

Adiantou que para a execução do plano foi criada uma equipa multissectorial, envolvendo a câmara municipal, as direcções e instituições desconcentradas do Estado no município, Protecção Civil, mas também parceiros privados e a sociedade em geral.

Conforme sublinhou, “é preciso envolver todos nesse processo e plano” para uma execução ao mais alto nível e também garantir que as pessoas estejam conscientes do que podem, devem ou não fazer neste período e também quem contactar em caso de emergência.

O vereador avançou ainda que já estão a trabalhar com os agricultores no sentido de estes desobstruírem os locais onde normalmente passa água em caso de cheias, para evitar inundações e obstrução até de estradas.

“Devido à orografia do município muitas vezes acontece a obstrução de algumas estradas, mas estamos atentos à esta situação para dar respostas imediatas”, disse, reforçando que caso haja situações inesperadas, principalmente em relação a casas, deslizamento de terra e estas tiverem necessidade de serem transferidas, o plano também prevê esta actividade, envolvendo vários pelouros da autarquia para que cada um dê o devido apoio às famílias, mediante a área.

As intervenções têm vindo e vão decorrer no centro urbano e nas zonas rurais, com atenção às ribeiras, valas e outros aspectos, além de garantir visitas e vigilâncias nas praias balneares, assim como fiscalização nas ribeiras e encostas que normalmente as pessoas costumam utilizar como cachoeiras após as chuvas.

 Como zonas “mais preocupantes” apontou as localidades de Boaventura, Ribeirão Boi, Ribeira dos Saltos, Ribeira de Jaracunda, pois, segundo o autarca, há casas próximas das ribeiras nestas comunidades e que correm o risco de serem inundadas em caso de cheias.

Carlos Garcia aproveitou para alertar à sociedade sobre os perigos e prejuízos que as queimadas causam na natureza e no ambiente, ressaltando que o Código de Postura Municipal estabelece coimas para essa situação, mas até então a sociedade não tem apresentado muita sensibilidade em relação à prática.

Nos municípios da região Santiago Norte, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel, Tarrafal e Santa Cruz, a maioria dos agricultores já prepararam os seus terrenos e alguns até já lançaram as sementes na expectativa de “um bom ano agrícola”, faltando as chuvas para dar continuidade ao processo.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20