Santa Catarina: Antigo Presidente da República de Cabo Verde homenageado com silhueta na Zona Pedonal de Assomada

15-07-2024 21:48

Assomada, 15 Jul (Inforpress) – O antigo Presidente da República de Cabo Verde António Mascarenhas Monteiro foi homenageado hoje com uma silhueta que perpetua a sua memória no município de Santa Catarina, na Zona Pedonal de Assomada que tem o seu nome.

António Mascarenhas Monteiro foi homenageado numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que contou com a presença de familiares, entidades e população em geral.

No seu discurso, o chefe do executivo considerou este momento como de grande simbolismo, em relação ao que o homenageado representa para o país e para Santa Catarina e que esta silhueta permite a todos os que passarem por esta rua relembrar quem foi e o que fez.

Ulisses Correia e Silva avançou que o intuito é que no acto da inauguração das obras de asfaltagem da estrada Fundura – Ribeira da Barca, colocar uma outra silhueta em Ribeira da Barca, por ser a sua localidade natal.

Aproveitando a ocasião, o chefe do Governo realçou que o mundo está a viver momentos difíceis e que as democracias têm estado sob ataques em várias partes do mundo devido a diversos factores e que nessas situações é sempre bom recordar, relembrar e manter a memória de quem representa a democracia viva.

O facto de ter sido o primeiro Presidente da República em democracia é, segundo Ulisses Correia e Silva, um factor de valorização muito importante mas também um tempo para relembrar sempre, de que a democracia deve ser preservada, deve ser cuidada e valorizada.

Em representação da família, o filho do homenageado, Gamal Monteiro, agradeceu este gesto do Estado de Cabo Verde em relação à memória do pai, descrevendo-o como uma pessoa que sempre pautou a sua conduta e a norteou, colocando sempre à frente os interesses do povo de Cabo Verde.

E é este comportamento que, segundo o filho, lhe tem dado o reconhecimento contínuo e que a família tem recebido com muito agrado.

Por seu turno, a vereadora do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro, em representação da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina salientou que o município tem orgulho dos seus filhos e da sua história e considerou António Mascarenhas Monteiro como um dos filhos “mais ilustres” de Santa Catarina.

Esta dirigente relembrou que o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, eleito democraticamente, marcou os principais ciclos políticos do país e realçou que ele foi um construtor da democracia cabo-verdiana e que deixou um “impressionante legado de boas práticas, da política e na vida”.

Isabel Monteiro destacou a capacidade de diálogo, de habilidade e de sensibilidade do homenageado para criar consensos que, segundo a mesma, eram características do seu ADN político e cidadão.

Para finalizar considerou António Mascarenhas como uma personalidade atemporal que se perpetua para além dos tempos, mas principalmente direccionado para os tempos que ainda hão-de vir.

O antigo Presidente da República de Cabo Verde, o primeiro chefe de Estado democraticamente eleito, faleceu a 16 de Setembro de 2016, vítima de doença prolongada.

Natural de Santa Catarina, jurista e magistrado, António Mascarenhas Monteiro era formado em Direito pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica, tendo sido, na década de oitenta, presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Anteriormente, havia sido secretário-geral da Assembleia Nacional Popular nos primeiros anos da independência de Cabo Verde.

Mascarenhas Monteiro foi um homem de vários combates: lutou pela independência de Cabo Verde, consumada em 05 de Julho de 1975, e participou na luta pela liberdade e democracia, consubstanciada a 13 de Janeiro de 1991, com a realização das primeiras eleições livres e democráticas.

Da lista dos homenageados em Cabo Verde com essas silhuetas, constam ainda nomes como Adalberto Silva “Betú”, Arménio Vieira, Osvaldo Osório, Dina Salústio, Fátima Bettencourt, Bana, Luís Romano, António Aurélio Gonçalves “Nho Roque”, José Lopes da Silva, Vadú, Sara Tavares e Ildo Lobo.

MC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


22-08-2024 20:51
22-08-2024 20:38
22-08-2024 20:17
22-08-2024 20:15
22-08-2024 20:03