Ribeira Grande: Produtos disponibilizados em feira estimulam a uma boa alimentação - Organização 

13-09-2024 19:45

Ribeira Grande, 12 set (Inforpress) – Os produtos frescos em exposição/venda na "Feira do Produtor Rural" que arrancou hoje, em Ribeira Grande, Santo Antão, cria valor no empreendedor e estimula a uma boa alimentação, perspectivou a organização.

Alberto Sentis, membro da organização e técnico do Centro de Estudos Rurais Agricultura Interna (CERAI), disse à Inforpress, em jeito de balanço sobre a primeira edição do evento, que o primeiro objetivo foi conseguido,  pois, conforme explicou, os expositores colocaram produtos "frescos" de uma grande variedade como frutas (manga, banana, macã, marmelo, maracujã) hortaliças, temperos, entre outros produtos,  o que permitiu ao consumidor adquirir ingredientes do sector primário de boa qualidade e serviu para alertar sobre a importância do empreendedorismo e de uma boa alimentação.

"A ideia é desconcentrar de modo que cada município possa criar uma discussão sobre a segurança alimentar. É uma forma dos grupos que criamos a nível municipal realizarem eventos para o consumidor ter acesso a produtos locais de qualidade, produtos dos produtores locais, desde a pesca, agricultura e pecuária, a um preço acessível", referiu.

Alberto Sentis disse que, em relação a boas práticas alimentares, "está tudo mal" pensado porque, no seu entender, existe muito consumo de produtos importados numa ilha onde 35% das pessoas trabalham no sector primário.

Por outro lado, Anísia Lima, em representação da Associação de Agricultores Corvo e Formiguinhas (AGRICOF), elogiou a iniciativa e pediu aos organizadores para promoverem a feira mais vezes, porque acredita que é uma forma de escoar os produtos que, conforme sublinhou, são de boa qualidade e produzidos sem químicos.

Segundo a vereadora do Turismo da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sheila Andrade, a primeira "Feira do Produtor Rural" beneficiou 18 produtores rurais e três beneficiários do sector da pesca, de uma rede composta por 10 associações, juntamente com instituições de desenvolvimento local, como a Cruz Vermelha, Cáritas, Câmara Municipal. 

Sheila Andrade assegurou que a  "feira do Produtor Rural" deverá percorrer quatro zonas do concelho e tem como objetivo incentivar o "pequeno produtor rural" ao empreendedorismo, com a exposição/venda de produtos vindos do mundo rural e comercializados pelos produtores, agricultores, criadores, pescadores e garantir produtos de qualidade aos consumidores.

Conforme a mesma fonte, a feira é financiada pela União Europeia, através da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional da Ribeira Grande e os seus parceiros de desenvolvimento local.

A "Feira do Produtor Rural", que arrancou hoje no Terreiro da cidade da Ribeira Grande, prossegue na próxima sexta-feira na zona de Sinagoga, depois será a vez de Coculi e termina na última semana de setembro no Planalto Leste.

EL/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-09-2024 23:09
17-09-2024 23:02
17-09-2024 22:52
18-09-2024 1:44
17-09-2024 20:38