Reflexões da Conferência Regional dos Reitores da África Ocidental permitem continente avançar a grandes passos – Reitor Uni-CV

03-07-2024 18:51

Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) - O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, considerou hoje que as reflexões da Conferência Regional dos Reitores das Instituições Membros na África Ocidental abrem a possibilidade de o continente avançar a grandes passos em vários domínios.

 José Arlindo Barreto fez essas considerações na abertura do evento que decorrerá durante dois dias no Centro de Convenções, Campus do Palmarejo Grande, promovido pela Universidade de Cabo Verde e a Agência Universitária da Francofonia (AUF).

 A Conferência Regional dos Reitores da África Ocidental conta com a participação de 12 países, designadamente Benim, Burquina Fasso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo e Cabo Verde.

 “A Universidade de Cabo Verde está aberta. Essa é a sua missão, acolher pessoas, intelectuais, pesquisadores para debater e fazer avançar, não somente o país, mas abrir essa possibilidade de o continente fazer coisas, coisas grandes e avançar a grandes passos. Nós temos competência e possibilidade de ir longe e rápido”, frisou aquele responsável universitário.

 Segundo a mesma fonte trata-se de um evento “muitíssimo importante”, com uma diversidade “enorme” de opções.

 “É um evento muitíssimo importante para a Universidade de Cabo Verde e para Cabo Verde. Reunimos cerca de cem reitores da África Ocidental, das universidades membros da AUF, temos aqui uma diversidade enorme de opções, e forma de ver o funcionamento em cada uma das nossas universidades”, explicou.

 Mas sobretudo, prosseguiu, uma “vontade enorme” de, em conjunto, construir e desenvolver aspectos que têm a ver com a diversidade cultural, a questão da inovação, mobilidade, empregabilidade e empreendedorismo, e a transição digital.

 “São todos aspectos que devem estar na agenda das reflexões das nossas universidades, com investigação e inovação, tudo à volta dessas temáticas”, salientou, destacando as parcerias, por exemplo, com a AUF.  

 Por seu lado, o presidente da Universidade de Joseph Ki Zerbo e da Conferência dos Reitores, Prof. Jean-François Kobiane, disse que nesta Conferência Regional de Reitores vai-se apresentar propostas de soluções para os governos, de modo a permitir responder os desafios no ensino superior em África.

 “Um conjunto de reflexões em busca de soluções para responder aos desafios do ensino superior. É uma oportunidade de compartilhar experiências”, sublinhou, apontando que um dos grandes desafios do ensino superior se prende com a questão do financiamento.

 “Com a necessidade de estabelecer fontes, ligações com o sector económico, o sector privado, para realmente permitir melhorar, particularmente, a inserção profissional de estudantes do ensino superior, que constitui um desafio maior para nossas universidades”, finalizou.

 SC/JMV

Inforpress/Fim

 

 

Notícias Recentes


06-07-2024 20:50
06-07-2024 17:58
06-07-2024 17:44
06-07-2024 17:26
06-07-2024 16:16