Promoção da saúde mental é “incontornável e representa um desafio colectivo – ministra da saúde

10-06-2024 23:35

Cidade da Praia, 10 Jun (Inforpress) - A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que a promoção da saúde mental é um tema “incontornável” na agenda cabo-verdiana e que representa um desafio colectivo de cada cidadão.

A afirmação foi feita em declarações aos jornalistas, à margem do evento “Move-Mente”, promovido pelo Ministério da Saúde, para promover a saúde mental através de uma actividade integradora que une desporto, cultura e bem-estar social, destacando a importância do equilíbrio.

“Neste momento o tema da saúde mental é incontornável na agenda    cabo-verdiana e já somos dado como referência internacional”, disse a governante, considerando que declara 2024 como Ano da Saúde Mental uma visão “iluminada e assertiva" do Governo.

De acordo com Filomena Gonçalves, o juntar de esforços com as federações desportivas, com os jovens e os estudantes demonstra que a riqueza do povo cabo-verdiano reside na união e na capacidade de enfrentar os desafios.

“É na convivência, na partilha e na diversão, sobretudo no impacto que o desporto tem (…), que queremos levar a esperança às pessoas que estão com problemas para terem esperanças para encarar os desafios e sair preparados para os que virão”, apontou.

Alguns jogadores da selecção nacional, acompanhados pelo seleccionador Bubista, estiveram presentes neste evento, que decorreu no Largo do Memorial Amílcar Cabral, na Cidade da Praia, para abraçarem esta causa.

Sobre isto, a ministra disse que é no sentido de demonstrar aos jovens   a importância do desporto para a saúde mental, “para a parte psíquica e espiritual".

Questionada pela Inforpress sobre a situação da saúde mental no país, garantiu que “Cabo Verde não está melhor e nem pior do que as outras paragens do mundo”.

“É um desafio colectivo de cada um dos cabo-verdianos, por isso declaramos 2024 como Ano da Saúde Mental. Estaremos a criar plataformas para termos impacto a curto e longo prazo”, concluiu.

O programa “Move-Mente” enquadra-se no âmbito do programa “2024 - Ano da Saúde Mental em Cabo Verde”, que se assinala sob o lema “Saúde Mental, Prioridade e Compromisso de Todos”.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


13-06-2024 15:45
13-06-2024 14:44
13-06-2024 13:58
13-06-2024 13:52
13-06-2024 13:42