Porto Novo: Projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio entre as iniciativas bem-sucedidas apoiadas pela FAO em Santo Antão

25-07-2024 15:14

Porto Novo, 25 Jul (Inforpress) – O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio, no município do Porto Novo, está entre as iniciativas bem-sucedidas apoiadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Santo Antão.

Uma nota da FAO, a que a Inforpress teve acesso, indica que o director-geral deste organismo das Nações Unidas vai estar na sexta-feira, 26, em Santo Antão, para, entre outros propósitos, conhecer esta experiência de sucesso e discutir com os beneficiários sobre a produção de culturas, gestão e eficiência da água e fertilidade do solo.

A FAO, que foi um dos parceiros do projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio, diz que este empreendimento, que beneficia 47 jovens, está entre as iniciativas bem-sucedidas apoiadas por este organismo das Nações Unidas.

O director-geral da FAO pretende durante a visita à Casa de Meio fazer a apresentação de iniciativas bem-sucedidas apoiadas pela FAO, de entre as quais está o projecto jovens agricultores dessa localidade do interior do concelho do Porto Novo.

Na sua visita de um dia a Santo Antão, onde participa no acto inaugural das obras de restauro do Ponto de Canal, na Ribeira Grande, o director-geral da FAO pretende conhecer a explorações agrícolas que implementam práticas agrícolas sustentáveis.

O projecto Jovens Agricultores da Casa de Meio é considerado por todos os parceiros e pelos próprios lavradores como “um caso de sucesso” pelo impacto que teve na vida das famílias.

O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo responsável pelo pelouro de Desenvolvimento Económico Local, Valter Silva, disse à Inforpress que se está perante “um dos mais importantes” investimentos realizados nos últimos anos no sector agrícola, no município.

Joaquim Lima, um dos jovens agricultores beneficiários, disse à Inforpress que o projecto está a contribuir para melhorar as condições de vida dos beneficiários e permitir a fixação dos jovens nessa localidade.

O ministro da Agricultura e Ambiente, numa das suas visitas à Casa de Meio, destacou este projecto como “um modelo” para Cabo Verde, tendo sugerido a vinda de especialistas estrangeiros para conhecer esta experiência. 

“Este projeto é uma oportunidade para trazermos especialistas de outros países para constatar a experiência dos jovens agricultores da Casa de Meio num ambiente hostil, mas onde é possível fazer agricultura”, disse o ministro.

O projecto jovens agricultores da Casa de Meio foi promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) e contou com o co-financiamento do Governo de Cabo Verde, do Instituto Camões, do Global Environment Facility (GEF) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Consistiu na atribuição, por parte do Estado de Cabo Verde, de sete hectares de terrenos aos jovens para a prática da agricultura, incluindo a construção de um reservatório de 150 metros cúbicos de água, o equipamento de um furo com painéis solares e instalação de uma rede de adução de água.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20