Porto Novo: Esgotos a céu aberto inquietam os munícipes que voltam a pedir investimentos no saneamento

26-06-2024 13:34

Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Os munícipes têm manifestado, nos últimos dias, inquietação face ao vazamento de esgotos na cidade do Porto Novo (Santo Antão) e voltaram hoje a pedir os investimentos prometidos pelo Governo no domínio de saneamento nesta urbe. 

A Inforpress constatou que os munícipes estão preocupados com os esgotos a céu aberto e pedem a “quem de direito” que resolvam os problemas existentes, mais precisamente, o arrombamento das fossas sépticas, designadamente neste período mais quente que, alertam, está a pôr em causa a saúde pública.   

Trata-se de “problemas estruturais” que se colocam ao sector do saneamento na cidade do Porto Novo a nível da gestão dos resíduos líquidos e que, segundo os munícipes, clamam por “uma solução urgente” a bem da saúde pública.

A cidade do Porto Novo dispõe, há mais de duas décadas, de uma rede de esgotos já saturada e obsoleta, que cobre apenas 20 por cento (%) dos 11 mil habitantes deste centro urbano, cujas fossas têm estado a arrombar, sobretudo no período mais quente.

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, disse, recentemente, de visita a Santo Antão, que o Governo “estará muito brevemente” a lançar as obras da rede de esgotos da cidade do Porto Novo.

Carlos Santos explicou que a rede de esgotos desta urbe se insere no âmbito do projecto de água e saneamento desta ilha, que representa um investimento de mais de um milhão de contos.

Além da rede de esgotos, o Governo pretende, no âmbito do projecto de água e saneamento de Santo Antão, instalar no Porto Novo uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

Conforme os porto-novenses, a cidade do Porto Novo precisa de uma rede de esgotos que abarca todos os bairros deste centro urbano, com 11 mil pessoas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


28-09-2024 22:42
28-09-2024 22:24
28-09-2024 21:59
28-09-2024 21:27
28-09-2024 21:22