Pecuária: Governo lança programa de 282 mil contos para tornar sector economicamente rentável (c/áudio)

24-07-2024 18:58

Assomada, 24 Jul (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, lançou hoje, em Assomada, o programa de incentivo à pecuária, orçado em mais de 282 mil contos, para ajudar os criadores de gado a tornar este sector economicamente rentável.

“A pecuária é uma actividade económica, portanto, não pode ser vista como uma actividade social. E, para que seja uma actividade económica tem que ter rentabilidade, e para que tenha rentabilidade temos que apostar na modernização”, afirmou Gilberto Silva.

O governante falava aos jornalistas após a apresentação do Programa de Modernização da Pecuária Familiar, com abrangência nacional, que decorreu no Auditório da Universidade de Santiago (US), em Assomada, Santa Catarina (Santiago), financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no valor de 282 mil contos.

O Governo, segundo o ministro, pretende com este programa ajudar todas a famílias que dependem essencialmente da pecuária a nível nacional a modernizar o sector, adotar novas práticas e tecnologias, a fazerem intervenções nas próprias unidades de exploração, a adquirir animais de raças melhorados, entre outras acções.

Nesse sentido, pediu o comprometimento dos criadores de gado para que possam ser introduzidas tais melhorias, que passam pela formação e, entre outras acções, para que possam modernizar este sector.

Se tal acontecer, garantiu que os pecuaristas vão ter melhores raças, produtos como carnes, ovos, leite, queijo e outros produtos transformados com mais qualidade, que respeitam normas e exigências do mercado.

Gilberto Silva insistiu que o Governo pretende com este programa, que considerou “histórico” fazer com que país inteiro dê um “salto em frente” em termos de rendimento, qualidade de produtos e da própria contribuição dessa actividade económica no crescimento económico do arquipélago.

Segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a pecuária é uma actividade muito importante para a economia nacional, particularmente no meio rural, propiciando emprego e rendimentos complementares, produz adubo orgânico para a agricultura e matéria-prima para a transformação artesanal e contribui ainda para a contenção do êxodo rural.

Acto do lançamento do referido programa, que prevê uma segunda fase, também com duração de dois anos, foi testemunhado por empresários, criadores de gado, responsáveis do Ministério da Agricultura e Ambiente da região e nacional, reitor da US, Gabriel Fernandes, e pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20