PAICV defende maior valorização da classe médica 

25-07-2024 23:59

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) - A deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Paula Moeda, defendeu hoje a necessidade de se valorizar a classe médica e considerou que a situação dos médicos em Cabo Verde “é preocupante".

A deputada fez estas declarações após uma visita do Grupo Parlamentar do PAICV à Ordem os Médicos de Cabo Verde (OMC), no âmbito dos preparativos para o debate do estado da Nação, agendado para 31 de Julho, em que o sector da saúde é um dos temas a serem discutidos.

"Os seus direitos não estão observados e os adquiridos estão perdidos", afirmou Paula Moeda, para quem os médicos estão sob "pressão e tensão" porque não há acertos entre a classe médica e o Governo e que a situação pode afectar o sector da saúde.

"Tem [o Governo] propostas que não são as que os médicos querem e vão aceitar, porque não são propostas que respeitem a classe, o sacrifício e trabalho que fazem", defendeu a deputada do principal partido da oposição.

“São propostas que vão cair por terra, direitos já adquiridos, neste caso o estatuto dos médicos, que é especial, e que com a nova proposta do Governo, acaba por cair por terra”, acrescentou.

Paula Moeda sugere que é preciso dar oportunidades aos médicos de se formarem na especialidade para cobrir a falta de especialidades que não tem no país, e que isto constituiria a "maior prenda" para esses profissionais.

"É preciso trazer oportunidades e questões concretas, e que resolva sobretudo a nível salarial", sugeriu.

O PAICV considera estas visitas essenciais para compreender de forma mais detalhada os desafios enfrentados por estas instituições numa altura em que, segundo o partido, o país assiste a uma “convulsão laboral generalizadadevido à incapacidade do Governo de dialogar com as classes profissionais.

DG/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20