Ministro das comunidades em Portugal para acompanhar mobilidade laboral entre Cabo Verde e Portugal

26-07-2024 11:58

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, encontra-se em Portugal para uma visita de trabalho de três dias com foco nas questões de mobilidade laboral entre os dois países.

Na capital portuguesa, segundo nota de imprensa, o ministro Jorge Santos manterá encontros com autoridades do sector do trabalho, incluindo visitas às empresas que têm recebido trabalhadores cabo-verdianos, no sentido de conhecer e acompanhar de perto a situação.

A intenção, explica a mesma nota, é fazer uma monitorização política da situação, enquadrado na ideia geral de que a mobilidade dos cabo-verdianos à procura de trabalho em Portugal mostra a excelência de relações cada vez mais convergentes, no plano laboral, entre os dois povos e sobretudo entre o mercado laboral cabo-verdiano e português.

Neste âmbito, o ministro das Comunidades participa e preside esta sexta-feira, 26, à abertura do 1º Encontro do Empresariado Afrodescendente na Europa onde disserta sobre a “mobilidade positiva, por razões de trabalho”.

“Trata-se de uma oportunidade real, a mobilidade dos jovens para Portugal e tudo iremos fazer para transformar essa mobilidade laboral num factor de oportunidade para elevarmos o nível de relações entre Portugal e Cabo Verde no sentido da convergência laboral entre os dois países”, lê-se no comunicado.

O ministro cabo-verdiano, explica o comunicado, vai procurar, com as autoridades portuguesas, compreender como a mobilidade laboral positiva tem contribuindo para integrar com sucesso os jovens cabo-verdianos e ouvir gestores empresariais para confirmar o sucesso desta medida entre os dois países.

Considerado como um dos melhores acordos realizados entre os países da CPLP, a mobilidade por razões de procura de trabalho tem-se mostrado como uma grande oportunidade para o alargamento do mercado de emprego para a juventude cabo-verdiana, pelo que deve ser visto como um novo espaço de convergência entre os países.

O 1º Encontro do Empresariado Afrodescendente na Europa é uma iniciativa a decorrer durante dois dias e reúne empresários de vários países, incluindo Cabo Verde.

PC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20