Mais de nove mil famílias beneficiam do Programa de Rendimento Social de Inclusão para combater pobreza extrema- Governo

16-07-2024 19:51

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, na cidade da Praia, que mais de nove mil famílias beneficiam do Programa de Rendimento Social de Inclusão (RSI) que visa combater a pobreza extrema.

“Os resultados têm sido positivos. No ano passado, mais de mil pessoas recebiam o rendimento social de inclusão. Este ano, o número aumentou para 9.200 pessoas, demonstrando o esforço do Governo em generalizar o programa”, assinalou o governante.

 Fernando Elísio Freire falava à imprensa no final das visitas que manteve esta tarde aos alguns beneficiários do projecto Inclusão Produtiva que tem como objectivo reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do RSI.

Este projecto oferece acesso à formação profissional, possibilitando que famílias em situação de extrema pobreza adquiram habilidades para obter renda e melhorar suas condições de vida.

O programa de Rendimento de Inclusão Social, de acordo com o Governo, tem tido impactos positivos na vida das famílias.

“O impacto na vida dessas pessoas é real. Há dois anos, muitas das famílias não tinham nenhum tipo de rendimento. Hoje, elas têm a capacidade de ganhar por conta própria e cuidar de suas famílias”, ressaltou Fernando Elísio Freire.

A meta a longo prazo, conforme o ministro, é permitir que essas pessoas se tornem autossuficientes, saindo do programa e dando espaço para que outras possam ser beneficiadas, visando, assim, erradicar a extrema pobreza no país.

Ao concluírem a formação, aqueles que optarem por criar seu próprio negócio recebem um apoio inicial de 40 mil escudos e acompanhamento técnico para garantir uma gestão eficiente dos recursos.

Para o governante, um dos” grandes desafios” do programa é integrá-los no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), garantindo protecção social aos beneficiários.

Contudo, vincou, o Governo está a trabalhar em conjunto com o INPS para inscrever todos os participantes no programa Rempe, permitindo-lhes criar microempresas e cumprir suas obrigações previdenciárias.

Zenaida Correia, uma das beneficiárias do programa, destacou a importância desse apoio para ela e sua família.

"Eu aprendi muita coisa na formação e essa ajuda vem a calhar. Hoje é diferente porque antes fazíamos as compras sem noção das coisas. Com a formação, temos noção de como gerir o negócio e obter lucro”, explicou.

TC/JMV

 Inforpress/Fim

Notícias Recentes


26-08-2024 8:18
26-08-2024 7:58
26-08-2024 7:55
26-08-2024 7:50
25-08-2024 18:52