Jorge Santos considera que mobilidade laboral com Portugal é oportunidade positiva na economia das famílias

26-07-2024 13:49

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O ministro das Comunidades considerou hoje que a mobilidade laboral entre Cabo Verde e Portugal é uma “oportunidade positiva” e com valioso impacto na economia das famílias cabo-verdianas.

Jorge Santos fez essas considerações à imprensa após ter sido recebido pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no âmbito de uma visita de três dias a Portugal para se inteirar das questões de mobilidade laboral entre os dois países.

“Positiva porque o objectivo de qualquer Governo é criar condições para que as pessoas se realizem pessoal e profissionalmente e tenham melhores condições de vida”, disse o ministro das Comunidades realçando que o cabo-verdiano é útil a Cabo Verde onde quer que se encontre.

Jorge Santos, que destaca a colaboração da diáspora no desenvolvimento do país, disse que, no que respeita à mobilidade, existe um “ambiente favorável” e que o Governo neste aspecto teve uma atitude pró-activa em criar condições para que as pessoas que pretendam instalar-se no estrangeiro o façam com segurança e com garantias de qualidade de emprego à partida.

Afirmou ainda que “não há nenhuma debandada de mão-de-obra de Cabo Verde para Portugal”, alegando que o que está a acontecer é “normal” e que vai continuar como uma saída organizada no quadro das leis e protocolos existentes entre as partes.

“Os dois países vão continuar a melhorar este processo para que seja um sucesso. O Governo de Cabo Verde está profundamente apostado em criar as condições para que os cabo-verdianos se sintam realizados em Cabo Verde, mas também que não ignorem que o processo de desenvolvimento é complexo e demorado e que os ganhos vão acontecendo aos poucos”, disse, frisando que num mundo global tudo é possível.

O Secretário de Estado de Portugal, por sua vez, referiu sobre a extraordinária integração dos cabo-verdianos em Portugal, garantindo que Cabo Verde “é uma prioridade” para Portugal.

“Cabo Verde é um caso especial”, acentuou o governante português.

Durante o diálogo, que marcou o início da visita de Jorge Santos a Portugal, os dois governantes convergiram na ideia de que o ambiente laboral tem dado sinais de clara melhoria e que os trabalhadores e técnicos provenientes do arquipélago têm emprego estável e salários dignos em Portugal.

O ministro das Comunidades abordou a questão dos vistos com o seu homólogo, pedindo a Portugal mais investimentos na melhoria, evitando assim as barreiras que ainda persistem.

“Tem havido melhorias no agendamento de visto, mas é preciso aprimorar e suprimir a pouco e pouco com as barreiras”, defendeu Jorge Santos.

PC/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20