Independência/49 anos: Data passa em branco nos municípios de Santiago Norte com excepção de Santa Cruz

05-07-2024 18:43

Assomada, 05 de Jul (Inforpress) – O Dia da Independência Nacional, assinalado hoje, 05 de Julho, passou “em branco” nos diversos municípios da região Santiago Norte, com a excepção de Santa Cruz que organizou um leque de actividades para comemorar a efeméride.

A Inforpress fez uma ronda pelos diversos municípios, Santa Catarina, São Miguel, Tarrafal, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, apercebendo-se que não havia actividades oficiais para assinalar o dia 05 de Julho, excepto em Santa Cruz.

Em declarações à Inforpress, o delegado municipal Sul, Henrickson Gomes explicou que o objectivo não é somente de comemorar e assinalar a data, mas também de enaltecer os compatriotas que estiveram envolvidos nesse processo da Independência de Cabo Verde, considerando que o 05 de Julho é “uma data muito especial e marcante para o país”. 

E para não deixar passar o dia em branco decidiram organizar estas actividades de índole cultural e desportiva.

Quanto à data, evidenciou que existe “pouca vontade” por parte dos governantes e entidades responsáveis em reviver e comemorar esta data a nível nacional, considerando que a mesma tem sido um pouco “assassinada”.

“É preciso comemorar e enaltecer este marco histórico, não só para manter a data e a memória dos que lutaram por este marco vivo, mas também como forma de passar de geração em geração”, defendeu.

No que tange aos ganhos desses 49 anos, Henrickson Gomes considerou que Cabo Verde teve muitos ganhos, patentes no desenvolvimento tanto a nível dos municípios, como a nível nacional e até internacional.

Para o jovem santa-cruzense Etson Pires é preciso mais actividades do tipo nos diversos municípios para que as gerações mais novas possam ter a real noção do significado da data para os cabo-verdianos e além do esforço nas comunidades, defendeu que “é preciso que os governantes dêem mais atenção ao 05 de Julho”.

Sobre os ganhos, Etson Pires avançou que são visíveis em todos os aspectos no país e a nível municipal, mesmo sendo da geração pós-Independência diz estar numa situação que lhe permite destacar ganhos municipais, principalmente no processo de desenvolvimento social, cultural, económico, infra-estruturação, entre outros.

As actividades foram organizadas pela delegação Sul do município, mas foram abertas à participação de todos os munícipes, tanto é que, conforme o delegado municipal, algumas das actividades foram descentralizadas.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


08-07-2024 21:17
08-07-2024 20:25
08-07-2024 20:15
08-07-2024 19:00
08-07-2024 18:54