Futebol/ Santiago Sul: Presidente da Associação de Veteranos de Varanda faz balanço positivo da deslocação à Europa

21-07-2024 22:05

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) - O presidente da Associação de Veteranos de Varanda, Luís Carlos Santos, faz um balanço positivo da deslocação à Europa, e apela a mais intercâmbio das velhas glórias nacionais com a comunidade cabo-verdiana na diáspora.

A equipa de futebol de Varanda, constituída por alguns internacionais cabo-verdianos, esteve de 04 a 17 de Julho em Portugal, Espanha e França, para participar em torneios de futebol em confraternização.

"O balanço é francamente positivo, tendo em conta que 14 anos depois regressamos à Europa, visitando e tomar parte em torneios em três países diferentes", observou Luís Carlos Santo, conhecido no mundo de futebol por Já de Santa.

A comitiva da equipa de Achada Santo António, que teve algumas dificuldades na obtenção de visto, regressou a Cabo Verde com 98 por cento (%) dos elementos da caravana, faltando apenas dois, que tiveram a devida a autorização para permanecerem.

Esse facto, segundo Já de Santa, demonstra o sentido de responsabilidade dos integrantes da associação.

Mais ainda, acrescenta que esta deslocação contou com um forte envolvimento do Ministério das Comunidades.

" Isto demonstra a importância que o futebol veterano tem ganhado a nível desportivo, social e mesmo familiar", precisou, enaltecendo o forte envolvimento do Ministério das Comunidades.

Por outro lado, o entrevistado da Inforpress destacou o engajamento de alguns órgãos de comunicação social e de algumas empresas nacionais nesta deslocação à Europa.

"Tivemos algumas dificuldades na obtenção de vistos, pois eram três as associações convidadas [Varanda, Modric e Babolacha], mas infelizmente só uma conseguiu viajar", lamentou 

 

Por isso, apelou às autoridades nacionais e às embaixadas a para ajudarem e facilitarem na concretização deste tipo de intercâmbios.

"As associações de veteranos são constituídas por pessoas adultas e responsáveis, que aproveitam estes intercâmbios para conviverem com os nossos conterrâneos lá fora", frisou, informando que esta deslocação à Europa custou quase três mil contos.

Para a materialização desta aventura europeia a agremiação contou com o patrocínio financeiro do Governo, da câmara da Praia, da Enapor, dos TACV, da empresa Emobel e da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Em Espanha o Varanda participou no torneio Internacional de veteranos em Bembibre - Leon, o qual venceu, a convite de Associação Amílcar Cabral da mesma província. 

Em França, foi convidado pelo Boavista de Paris, ficou na terceira posição, e ainda venceu o prémio fair-play. 

OM/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


06-09-2024 13:56
06-09-2024 13:41
06-09-2024 13:00
06-09-2024 12:51
06-09-2024 12:26