Fogo: Projecto Vitó promove campanha na praia de Fonte Bila para retirar resíduos deixados pelos festejos dos santos populares

05-07-2024 10:47

São Filipe, 05 Jul (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó, uma organização não-governamental (ONG) ambiental, promove sábado, 06 de Julho, uma campanha de limpeza da praia de Fonte Bila para retirar resíduos deixados pelos festejos dos santos populares.

Esta segunda campanha de limpeza dessa praia balnear e de desova de tartarugas marinhas, no espaço de menos de dois meses, visa recolher os resíduos sólidos deixados durante as festividades do São João e São Pedro em que vários grupos de bandeiras deslocam-se àquela praia na antevéspera arrastando centenas de pessoas.

Como é tradição as pessoas pernoitam na praia e acendem fogueiras utilizando pneus velhos que são deixados depois juntamente com vários outros tipos de lixos como copos descartáveis, garrafas e latas.

A Associação Projecto Vitó, na qualidade de ONG ambiental cujo principal objectivo é a protecção dos recursos naturais e biodiversidade nas ilhas do Fogo e da Brava e na Reserva Integral dos Ilhéus do Rombo, destaca na sua página que o seu desejo é “revitalizar o belo cenário natural que é a praia de Fonte Bila que tem sofrido o impacto dos resíduos deixados durante as festividades dos santos populares”.

A campanha que inicia por volta das 6:00 de sábado, 06 de Julho, está alinhada com o projecto Destino Fogo, nomeadamente “kamin di aventura” (caminho da aventura), co-financiado pela União Europeia e coordenado pela ONG Cospe, que visa promover o turismo sustentável em áreas protegidas, gerando renda e crescimento socioeconómico para as comunidades locais.

O vereador da Câmara Municipal de São Filipe, responsável pelo pelouro do ambiente e saneamento do meio, João José Canuto, reconhece que a situação deixada após as festividades dos santos populares é "crítica", avançado que a câmara municipal, no futuro, vai tentar junto das lideranças das bandeiras encontrar formas da limpeza da praia pelos próprios festivaleiros.

“Supostamente deviam deixar a praia limpa, mas é difícil” admite João José Canuto, sublinhando que o pessoal da câmara municipal vai estar envolvida na campanha e que, dependendo da quantidade de lixo recolhido, a câmara vai disponibilizar viaturas para o seu transporte para o aterro controlado.

JR/HF

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


08-07-2024 10:53
08-07-2024 10:37
08-07-2024 10:03
08-07-2024 9:57
08-07-2024 2:14