Familiares criam fundação para perpetuar nome do cardeal D. Arlindo Furtado  

17-09-2024 12:51

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – Familiares de D. Arlindo Furtado estão determinados em perpetuar o nome daquele que foi o primeiro cardeal de Cabo Verde, com a criação de uma fundação e uma casa museu que ostentam o seu nome.

A iniciativa, segundo Águeda da Veiga, vem na sequência da celebração dos 75 anos que D. Arlindo vai completar no próximo dia 04 de Outubro, altura em que os familiares pretendem lançar oficialmente a referida fundação e dar a conhecer aos santa-catarinenses e ao país em geral a casa museu, onde nasceu o cardeal.

À Inforpress, a sobrinha Águeda da Veiga disse que a iniciativa partiu de um grupo de familiares com vista a celebração desta data “tão simbólica e especial”, aos irmãos, sobrinhos e sobrinhas para divulgar e perpetuar o ideal do cardeal.

Acrescentou que ao completar os 75 anos, poderá ser o culminar de uma etapa, porque segundo as regras da Lei Canónica ele poderá ficar na reserva ou não, prossegui, o que vai depender do Vaticano ou da solicitação do próprio cardeal.

Conforme adiantou a mesma fonte, a fundação bem como a casa museu vão ficar sediadas na casa dos pais de Arlindo Gomes Furtado, em Figueiras das Naus, interior de Santa Catarina de Santiago, salientando que o processo da criação da fundação se encontra numa fase “bastante avançada”.

“Esperamos que até o dia 04 de Outubro, tudo esteja concluído”, notou, destacando que para aquele dia está programada a realização de uma missa, que vai ser celebrada pelo próprio aniversariante, para de seguida se proceder à apresentação pública da fundação.

Águeda da Veiga mostrou-se convicta de que com esta iniciativa vão contribuir para a promoção da localidade de Figueiras das Naus, aliáis adiantou que naquele dia vai ser apresentado o projecto de uma aldeia turística, denominada “Txada Lari Village Eco Resort”.

“O objectivo é dinamizar e valorizar a economia e as potencialidades locais, aproveitando a casa museu do cardeal Arlindo como importante atractivo de turismo religioso”, precisou.

Figueira da Naus, de acordo com Águeda da Veiga, passará a ser mais conhecida com a entrada em funcionamento destas iniciativas, admitindo que, a semelhança do que vem sendo feito em alguns pontos do país, no futuro aquela localidade poderá também ser contemplada com a colocação de um busto em homenagem ao cardeal.

Porém, disse que esta não é uma atribuição da fundação, mas sim trabalhar para continuar a defender a dignidade humana como valor supremo, assim como vem sendo defendido por D. Arlindo Furtado.

Adiantou, por outro lado, que a fundação quer contar com todos os cabo-verdianos e os santiaguenses, em particular, que residem na diáspora, para abraçarem esta causa, apoiando a fundação na realização das suas actividades, de modo a chegar aos que mais precisam.

Aproveitou para convidar todos os cabo-verdianos e os residentes na ilha de Santiago a marcarem presença nas actividades do dia 04 de Outubro, para juntos celebrarem o aniversário do primeiro cardeal do país e conhecerem os dois projectos.

WN/PC//AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


18-09-2024 22:17
18-09-2024 21:22
18-09-2024 20:28
18-09-2024 20:21
18-09-2024 20:11