Escola do Mar em vias de receber certificação ISO e “maior autonomia” para desenvolver projectos – presidente

25-07-2024 22:10

Mindelo, 25 Jul (Inforpress) – A Escola do Mar (Emar) acolheu recentemente uma auditoria de concessão e “brevemente” vai receber a certificação IS0, um selo que atesta a qualidade da instituição de acordo com padrões internacionais, daí, “maior autonomia” para desenvolver projectos.

A afirmação é da presidente do conselho de administração da Emar, Liliane Pimenta, e foi feita hoje durante o acto de inauguração do Centro de Simulação Marítima, integrado na Universidade Técnica do Atlântico (UTA), numa colaboração e cooperação que visa mobilizar sinergias, capacidade técnica, administrativa e financeira para melhorar a formação técnica e profissional e superior na área marítima.

Foram instalados novos simuladores de máquinas, navegação e MDSS, e Liliane Pimenta espera que Centro de Simulação Marítima seja “um local de encontro” entre a tecnologia de ponta e o mundo marítimo, como disse na ocasião.

Segundo a mesma fonte, a certificação ISSO vai permitir à Emar maior autonomia para desenvolver todos os projectos em carteira, entre eles o financiamento garantido para um centro de combate a incêndio, cuja construção se inicia no próximo mês de Agosto.

Tudo isso, continuou, é “muito importante”, em termos de materiais e equipamentos, mas a parte humana “é fundamental”, daí, di-lo Liliane Pimenta, essas acções serão acompanhadas por uma “forte componente” de formação de formadores.

Aliás, Liliane Pimenta, assegurou que a Emar, apesar de ser uma entidade recém-criada, carrega consigo, na sua essência, uma “enorme vontade” de concretizar projectos de emprego na área marítima.

Nesta linha, anunciou, já está em curso uma formação dos formadores dos novos simuladores e, “em breve”, já com o financiamento do Fundo de Transportes, será realizada em Portugal uma outra formação para oito formadores.

Mais tarde, elucidou, com os formadores seniores da casa serão organizadas mais acções de formação, que permitirão aos novos formadores ter competência para ministrar as acções, tanto profissionalizantes como superiores.

“A Emar continuará a transformar talentos em preparação e também a trabalhar pela dignificação da classe marítima de Cabo Verde e de todos aqueles que procurarem o país para melhorar as suas competências”, finalizou a presidente do conselho de administração da Emar.

AA/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


07-09-2024 18:45
07-09-2024 16:50
07-09-2024 16:10
07-09-2024 14:25
07-09-2024 14:20