Escola Básica de Achada Mato assinala o Dia da Criança Africana com uma série de actividades culturais

16-06-2024 14:05

Cidade da Praia, 16 Mai. (Inforpress) - A Escola Básica de Achada Mato celebrou este domingo o Dia da Criança Africana com uma série de actividades recreativas e culturais, envolvendo alunos, professores, pais, encarregados de educação e a vasta comunidade na qual está inserida.

O dia foi marcado por momentos de desfile dos alunos com trajes representativos de África, declamação de poesia, dança, e marcha com a exibição das bandeiras de alguns dos países do continente, visando a divulgação da actividade cultural africana.

A responsável da Escola Básica do Agrupamento VII de Achada Mato, Izilena Furtado, que enalteceu a parceria dos pais e encarregados de educação nestas actividades num domingo de manhã, disse à imprensa que se pretende com este evento incutir nos educandos os valores da África, das suas gentes e do modo da sua vivência.

Nesta linha afiançou que a celebração desta efeméride completa um outro marco, já que 21 de Maio nesta comunidade estudantil foi materializada uma palestra, realizada em conjunto com a Alta Autoridade para a Imigração, que serviu para fazer com que as crianças entendessem a diversidade cultural africana.

“Tendo em conta que a nossa comunidade estudantil, assim como os nossos bairros, contam com muitos imigrantes, estamos a educar aos nossos alunos no sentido de se evitar quaisquer formas “bullyng” junto dos educandos de origem estrangeiras, já que a escola conta com 32 alunos cujos pais são estrangeiros, provenientes da costa africana”, explicou Furtado.

O momento foi ainda aproveitado pelo jovem sociólogo Michel Carvalho, um quadro recém-formado desta comunidade, se inteirar  com os presentes temas relacionados com a diversidade cultural africana, ao mesmo tempo que transmitiu uma mensagem de paz, amizade, amor e carinho, bem como protecção total às crianças, independente das suas origens e classes.

A população escolar da Escola Básica Achada Mato, segundo a sua responsável, é constituída por 435 alunos do primeiro ao sexto ano, das localidades limítrofes de Achada Mato, Jamaica, Água Fundo, Castelão e Achada Limpo, num universo de oito salas, envolvendo 19 professores.

O Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de Junho, foi instituído após o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1976, que causou semanas de motins, com centenas de mortos, sobretudo crianças e adolescentes, fruto de um protesto de milhares de estudantes contra a fraca qualidade de ensino e contra o ensino da língua “Afrikaans” em que estes acabaram por ser alvo de repressão policial.

Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento de conscientização, já que a criança africana ainda é vítima de violações de direitos.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Notícias Recentes


25-06-2024 20:34
25-06-2024 19:50
25-06-2024 18:17
25-06-2024 18:28
25-06-2024 18:13