Cidade da Praia recebe conferência do Centro Regional de Assistência Técnica para a África Ocidental

16-06-2024 14:24

Cidade da Praia, 16 Jun. (Inforpress) – A Cidade da Praia recebe na terça-feira, 18, a conferência comemorativa dos 10 anos do Centro Regional de Assistência Técnica para a África Ocidental 2, AFRITAC West 2, destinada a países membros e parceiros.

O evento é mencionado como uma oportunidade para se reflectir sobre os sucessos alcançados nos últimos 10 anos pelo AFRITAC West 2, e partilhar conhecimentos e experiências entre os participantes.

A ser presidido pelo governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, o evento tem ainda o propósito de fortalecer parcerias e definir estratégias para enfrentar desafios futuros da política económica.

De acordo com uma nota de imprensa do BCV enviado à Inforpress, a iniciativa pretende, ainda, explorar a forma como a concepção e a execução do desenvolvimento de capacidades podem reforçar a implementação das políticas através de instituições e capital humano mais fortes.

A conferência contará com dois painéis para discussão, sendo que no primeiro será abordado a “Mobilização de Receitas e Melhor Gestão dos Recursos Públicos”, abarcando temáticas como “Transparência Fiscal em Cabo Verde” e “Aumentando as Receitas durante a covid-19 na Serra Leoa e na Libéria”.

O segundo painel os conferencistas vão debruçar-se acerca da  “Modelagem da Política Monetária e da Estabilidade Bancária”, pelo que serão debatidos temáticas como a “Política Monetária Prospectiva no Gana e na Gâmbia” e “Um Sistema de Alerta Precoce para Bancos na Nigéria”.

Do programa consta ainda a premiação no âmbito do Concurso de Pesquisa para Jovens Economistas AFRITAC West 2.
Sediado em Acra, Gana, o AFRITAC West 2 tem como missão fornecer assistências técnicas e formações a seis países da África Ocidental, designadamente Cabo Verde, Gana, Libéria, Nigéria, Serra Leoa e Gâmbia.

Resulta da resposta do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao apelo de países africanos no sentido de aumentar o desenvolvimento de capacidades em África nas áreas macroeconómicas e de gestão financeira, nomeadamente, Administração de Receitas e Fiscalidade, Gestão das Finanças Públicas, Estatísticas Macroeconómicas, Operações Monetárias e Sistema de Pagamentos, assim como a Supervisão Bancária.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


25-06-2024 20:34
25-06-2024 19:50
25-06-2024 18:17
25-06-2024 18:28
25-06-2024 18:13