Brava: ICCA promove fórum municipal para assinalar Dia Internacional da Criança Africana (c/áudio)

16-06-2024 14:03

Nova Sintra, 16 Jun (Inforpress)- O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) promoveu hoje na Brava um fórum municipal com crianças e adolescentes para assinalar o Dia Internacional da Criança Africana que é comemorado hoje.

Em declarações à comunicação social, a psicóloga e responsável do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Brava, Cátia Santos, explicou que o evento visa identificar os desafios futuros que levantam preocupações relativamente à concretização do direito da educação em Cabo Verde.

O fórum, que decorreu sob o lema “direito à educação”, proposto pela União Africana, e “educação para todas as crianças em África: o momento é agora”, reuniu crianças e adolescentes e estudantes dos dois agrupamentos de municípios

“Durante este evento, tivemos atuação musical com as crianças, desfiles de moda e bandeiras africanas de alguns países, sendo que o mesmo foi presidido pelo delegado do Ministério da Educação da ilha e membros do Comité Municipal da Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes na Brava”, ressaltou.

Em relação aos casos de agressão sexual contra menores, esta psicóloga avançou que o instituto tem registado denuncias “razoáveis” e isso considerou ser muito importante, o que mostra que trabalho de sensibilização que tem estado a ser feito tem ajudado.

“A violência sexual contra as crianças é um acto que é considerado realmente grave, por isso não estamos a ver para as estatísticas, mas, sim para os casos que estão a acontecer e nós temos estado a trabalhar no sentido de diminuir estes casos”, afirmou.

Por sua vez, a deputada municipal Infantojuvenil Kesty Ariana Monteiro considerou que esta data significa muito para as crianças e mostra quanto elas são lutadoras.

Entretanto, apelou à ajuda dos encarregados da educação para o sucesso na educação, considerando que as crianças africanas têm um potencial de serem o que quiserem

“Enquanto deputada municipal Infantojuvenil tento alertar os meus colegas sobre os perigos existentes contra as crianças e também da ação climática, sendo que este ano fui à ilha de Santiago representar a Brava num evento sobre ação climática. Nós crianças somos fortes e temos potencial de ser o que desejamos”, finalizou.

DM/JMV
Inforpress/ fim
 

Notícias Recentes


25-06-2024 20:34
25-06-2024 19:50
25-06-2024 18:17
25-06-2024 18:28
25-06-2024 18:13