Brava: Dezasseis professores de língua concluíram formação de dramatização de texto literário para cinema (c/áudio)

03-07-2024 18:26

Nova Sintra, 03 Jul (Inforpress)-  Dezasseis professores de língua concluíram hoje, na Brava, uma acção de formação de dramatização de texto literário para cinema, ministrada em três dias, cujo objectivo é compreender a operação da tradução da linguagem literária para cinematográfica.

Em declarações à Inforpress, o orientador César Schofield Cardoso fez uma avaliação “positiva” destas 12 horas de capacitação, sublinhando que foi “interessante” trabalhar com o “grupo, muito ávido de fazer a oficina”.

“São pessoas muito simpáticas, foi um grupo fácil de trabalhar (…)  a parte da passagem do texto literário para o texto dramático, ou seja, eles já têm um conhecimento, por serem professores e então foi muito fácil trabalhar com eles”, garantiu.

Segundo o orientador, o grupo percebeu a importância da ferramenta no contexto do ensino-aprendizagem, e garantiu que estes três dias foram suficientes para adquirir conhecimentos, tendo em conta que também esta oficina pode ser feita em quatro horas, oito, doze ou 72 horas.

No entanto, sublinhou que se tivessem mais tempo teriam feito um projecto mais complexo, todavia afirmou que com pouco tempo conseguiram fazer uma introdução à linguagem cinematográfica, trabalhar o texto literário e dramático.

Daí, frisou ainda que é importante que treinem, que tentem fazer porque, mesmo que já tenham feito este exercício, mas depois, sozinhos, vão descobrir algumas dificuldades, vão tentar ultrapassar essas dificuldades e vão consolidar, no fundo, os conhecimentos.

Já a professora Ana Teixeira fez também uma avaliação “muito positiva” desta oficina sendo que foi a mesma que organizou este projecto na Brava e trouxe o orientador, devido à participação na jornada de língua portuguesa na Praia,

“Quando eu fui participar na jornada de língua portuguesa na Praia eu vi que aquilo era interessante e que os professores da minha ilha mereciam essa oportunidade de ver outras maneiras de trabalhar o texto literário”, sublinhou.

Neste sentido, garantiu que com este curso aprofundou mais aquilo que aprendeu na cidade da Praia e correspondeu à expectativa.

Agora com esta oficina completa, considerou que as aulas serão mais activas, mais vivas e diferentes.

Por sua vez, o professor Fernando Morais disse que a formação foi muito boa, mas ressaltou que já tinha algum conhecimento acerca da edição de vídeos, tendo sublinhado que gostou do módulo de transformar um texto literário em texto dramático.

“Vai nos ajudar muito com as aulas, pois hoje em dia sabemos que os alunos não gostam de ler muito, mas é uma forma de trazer o aluno por dentro da leitura de uma maneira dinâmica e prazerosa. Eu acho que vai servir tanto para os professores da língua como para os da arte, como é o meu caso”, finalizou.

DM/JMV

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


06-07-2024 20:50
06-07-2024 17:58
06-07-2024 17:44
06-07-2024 17:26
06-07-2024 16:16