Vinte e sete atletas contemplados com Bolsa Atleta no valor de 16 mil escudos mensais

16-02-2024 21:46

Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress) – Vinte e sete atletas de todo país foram contemplados com Bolsa Atleta, no valor de 16 mil escudos mensais, com um orçamento anual de mais de cinco mil contos, informou hoje o presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

José Eduardo dos Santos fez este anúncio na cerimónia de entrega das primeiras Bolsas Atleta precisando, na ocasião, que os atletas podem utilizar essa contribuição financeira para melhorar as suas carreiras desportivas.

“Podem utilizá-lo em despesas como ginásios, ‘personal-trainer’, contratação de recintos, equipamentos, entre outros, informando que se trata de uma bolsa mensal para o período de um ano e pode ser renovada.

Essa renovação pode acontecer, esclareceu, desde que o beneficiado mantenha as condições pelas quais foi eleito dentro do programa Bolsa Atleta.

“Esperemos que essa bolsa possa, de ano em ano, crescer a nível de beneficiários, bem como dos empresários, que podem ser financiadores deste programa”, perspectivou o presidente do IDJ, apelando às pessoas individuais, à diáspora, às empresas nacionais e estatais a aderirem a este projecto.

“Os próprios municípios podem aderir a este programa, aumentando assim o leque de beneficiários e bolseiros”, acrescentou.

O programa "Bolsas Atleta”, cujo diploma foi aprovado em 2018, tem como objectivo primordial oferecer suporte financeiro a atletas promissores ou de alto rendimento, considerando as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições internacionais.

Este apoio é destinado a cobrir diversas despesas, tais como propinas e aquisição de material escolares, taxas de inscrição em competições, despesas com estadias, alimentação e transporte para eventos desportivos, compra de equipamentos desportivos, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico especializado.

Esta iniciativa, segundo uma nota do Governo, representa um marco importante no apoio ao talento desportivo nacional, demonstrando o compromisso do Governo de Cabo Verde em promover o desenvolvimento e o sucesso integral dos seus atletas.

OM/HF

Inforpress/Fim 

Notícias Recentes


21-06-2024 22:18
21-06-2024 20:26
21-06-2024 20:23
21-06-2024 20:12
21-06-2024 19:35