Uni-CV acolhe mesa redonda sobre o legado da cooperação bilateral entre Brasil e Cabo Verde

02-04-2024 22:50


Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebe de 03 a 05 de Abril uma mesa redonda intitulada "O Legado da cooperação bilateral Brasil - Cabo Verde" com foco na promoção da igualdade racial e no intercâmbio cultural e académico.

De acordo com a nota de imprensa, na data mencionada, a Uni-CV irá receber a equipa do Ministério da Igualdade Racial da República Federativa do Brasil, num encontro que reforça as relações Sul-Sul através do programa "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul".

Esta iniciativa, conforme a nota, é fruto da colaboração entre o Governo brasileiro e a Uni-CV e destaca o compromisso de ambas as partes na promoção da igualdade racial e no intercâmbio cultural e académico.

O programa tem como objectivo estimular a partilha de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para a luta contra o racismo e para o enriquecimento da educação em relações étnico-raciais.

"O programa tem por finalidade estimular e promover a disseminação de conhecimentos de experiências e de políticas públicas que contribuam para o combate e a superação do racismo no Brasil e para a Educação das Relações Étnico-Raciais, viabilizando a implementação de acções de intercâmbio internacional académico de curta duração, para a qual Cabo Verde foi selecionado", lê-se na nota.

No dia 03 de Abril, adianta a nota, será realizada a mesa-redonda "O legado da cooperação bilateral Brasil – Cabo Verde", proporcionando à comunidade académica da Uni-CV uma oportunidade de dialogar diretamente com representantes do Ministério da Igualdade Racial e de absorver as experiências de cooperação académica entre Cabo Verde e Brasil.

A mesma fonte adianta ainda que  será ainda destacada a participação do Presidente da República, José Maria Neves, com uma conferência sobre o legado da cooperação Brasil – Cabo Verde.

A visita conta ainda com encontros dos docentes investigadores da Uni-CV, organizações sociais e c culturais.

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul é uma parceria entre as instituições brasileiras: Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Notícias Recentes


19-04-2024 23:26
19-04-2024 22:50
19-04-2024 22:41
19-04-2024 22:36
19-04-2024 21:23