Turquia pretende cooperar com Cabo Verde nos domínios da segurança marítima, económico e comercial – embaixadora (corrigido)

28-02-2024 15:51

Mindelo, 28 Fev (Inforpress) – A nova embaixadora da Turquia, Hatice Nur Sagman, disse hoje, no Mindelo, que o seu país deseja cooperar com Cabo Verde em todos os domínios, com ênfase na segurança marítima e nos sectores económico e comercial.

Hatice Nur Sagman fez estas declarações ao sair do encontro com o Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo em São Vicente, no qual entregou as suas cartas credenciais.

“Queremos desenvolver a cooperação em todos os domínios, porque já temos boas relações, mas sabemos que podemos fazer mais. Nós tivemos a oportunidade de discutir com o Presidente da República e com o ministro dos Negócios Estrangeiros e já temos um plano de acção. Vamos trabalhar sobretudo, nos domínios políticos, mas também económicos e comerciais porque é muito importante que a diplomacia fale sobre a economia também”, lançou.

Segundo a diplomata, a segurança marítima é a área que o seu País pensa trabalhar com Cabo Verde porque a Turquia também é um país “entorpecido do mar por três lados”.

“Nós também podemos trabalhar nesse domínio. Há também o domínio cultural, que é muito importante para aproximar as populações, obviamente. Então, nós também queremos trabalhar para aproximar as populações”, acrescentou, lembrando que Cabo Verde e Turquia têm festivais maravilhosos pelo que falou na ideia de iniciar um intercâmbio entre os artistas dos dois países.

Hatice Nur Sagman disse ter chegado a Cabo Verde com uma importante delegação e vai-se encontrar, esta tarde, com o ministro da Cultura para apresentar esta proposta de intercâmbio.

“Eu vim com uma grande delegação, particularmente, com o meu conselheiro comercial. Na Turquia, temos uma fundação que se chama Marfi, que tem 67 escolas internacionais no mundo inteiro e um, particularmente, em Dakar de onde eu venho.  Também temos o instituto cultural Yunus Emre, que tem mais de 80 institutos no mundo inteiro. Então, nós viemos com o coordenador deste instituto e uma grande delegação justamente para fazer este processo e, realmente, aumentar a nossa cooperação”, informou a nova embaixadora da Turquia, explicando também que trouxe o conselheiro comercial porque “é preciso que homens e mulheres de negócio descubram o belo País que é Cabo Verde”.

“Eu estou maravilhada. Eu disse ao Presidente da República que vocês vivem num paraíso. Realmente ele tem um maravilhoso País e é precioso que os turcos o descubram mais. Sei que vocês conhecem a Turquia um pouco através das telenovelas, mas podemos fazer mais”, projectou.

Quem também entregou as cartas credenciais na manhã de hoje foi o embaixador das Seychelles, Conrad Mederic. O diplomata informou que é a primeira vez que está em Cabo Verde, mas é o segundo que representa o seu País neste arquipélago.

Conrad Mederic disse ter visto aspectos comuns entre os dois países, que são Estados pequenos, sublinhando que ambos poderão cooperar a nível do oceano, economia azul, turismo e mudanças climáticas.

“Há tantas coisas que nós já colaboramos a nível internacional com os Estados pequenos. Mas durante o meu mandato como embaixador acreditado aqui, não residente, nós estamos ansiosos para fortalecer o nível de cooperação entre os dois pequenos estados de África”, projectou o embaixador informando que mora no Mahé, a maior ilha das Seychelles, pelo que se sentiu em casa em São Vicente.

“Eu me sinto em casa, quando volto e vejo que as pessoas de cá se parecem com as pessoas de Seychelles. Então, nós não nos sentimos perdidos. Sentimos uma sensação de unidade nesta ilha”, arrematou.

CD/HF

Inforpress/Fim

(NO SEXTO PARÁGRAFO CORRIGIU-SE A DATA DO ENCONTRO COM O MINISTRO DA CULTURA. EM VEZ DE “NO DOMINGO”, SERÁ “ESTA TARDE”).

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04