Sófia Vezo quarta premiada do sorteio “Factura da Felicidade” residente na ilha de Santiago

04-03-2024 14:38

Cidade da Praia, 04, Mar (Inforpress) - A Direcção Nacional de Receitas do Estado entregou hoje, na Praia, o cartão de compra no valor de 200 mil escudos à quarta premiada do sorteio “Factura da Felicidade”, Sófia Vezo, residente na Ilha de Santiago.

A vencedora - área fiscal da Cidade da Praia, Sófia Vezo em declarações à Inforpress disse estar “muito satisfeita” com o prémio, alegando que ficou “surpresa” com a notícia por desconhecer o sorteio.

“Lembro de ter feito uma compra no mês de Dezembro onde solicitei a factura, entreguei o meu Número de Identificação Fiscal (NIF). No entanto, quando fui contactada pela Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) não tinha ideia do que se tratava, depois fui procurar obter mais informações sobre o assunto”, contou.

Por outro lado, questionada a directora Nacional das Receitas do Estado, Liza Vaz, sobre a divulgação da “Factura da Felicidade”, visto que muitas pessoas alegam desconhecer o sorteio, a mesma reconheceu que ainda há um “trabalho árduo de comunicação”, estando o produto ainda a ser absorvido pelas pessoas.

Segundo Liza Vaz, estão neste momento no quarto vencedor, e a ideia foi dar alguma propagação do sorteio com o objectivo de reforçar a divulgação e criar o estímulo nas pessoas de pedirem a factura, esclarecendo que as entregas não são necessariamente acompanhadas de divulgação.

“Nem todas as pessoas estão disponíveis para ser entrevistadas e sair nos meios de comunicação, portanto quisemos junto desta vencedora dar alguma visibilidade, mas a entrega está a acontecer normalmente em função do apuramento do sorteio”, afirmou esta responsável.

A Caixa Económica de Cabo Verde, parceira do sorteio, tem estado a fazer a entrega dos cartões, isto é, dá ao vencedor a possibilidade de usar os 200 mil escudos em compras, seja presencial ou pagamento de serviços online. 

Segundo, Denise Santos, directora Comercial Sul da Caixa Económica, até agora não foi registada nenhuma dificuldade na utilização do cartão, explicando que o dono do cartão poderá consultar o seu saldo, verificar a movimentação, mas não poderá sacar os montantes nos ATM.

O Sorteio "Factura da Felicidade" é um dos componentes da Reforma Tributária Aduaneira Digital da DNRE e foi desenvolvido como um instrumento de combate à fraude e evasão fiscal.

Com o objectivo de promover e recompensar a cidadania fiscal, incentivando os cidadãos a solicitarem a factura com o NIF.

O sorteio, organizado em colaboração com a Cruz Vermelha de Cabo Verde, acontece semanalmente com transmissão ao vivo pela TCV - Televisão de Cabo Verde - todas as terças-feiras.

Para participar do sorteio, basta que o cidadão peça factura, factura-recibo, talão de venda ou recibo de arrendamento com NIF, em compras iguais ou superiores a 100$00.

E o cidadão contribuinte poderá ainda aceder à plataforma felicidade.efatura.cv para consultar se o número do cupão sorteado se encontra associado ao seu NIF.

OS/ZS

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


14-06-2024 0:17
14-06-2024 1:25
13-06-2024 22:05
13-06-2024 19:49
13-06-2024 19:04