São Vicente: Soca associa comemoração de aniversário com 40 anos de carreira da cantora Fantcha

22-02-2024 18:50

Mindelo, 22 Fev (Inforpress) - A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (Soca) celebra o seu 19º aniversário com a comemoração dos 40 anos de carreira da cantora Fantcha, que protagonizará dois concertos nos dias 23 e 24, no Mindelo e Porto Novo.

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo presidente da Soca, Daniel “Danny” Spínola, a associação pretende comemorar mais este aniversário com dois “grandes concertos” de Fantcha, o primeiro na sexta-feira, 23, em parceria com o Centro Cultural do Mindelo, e o outro no sábado, 24, na Aldeia Cultural “Nós Raiz”, em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo, Santo Antão.

Dois eventos que, segundo a mesma fonte, ficaram decididos durante o espectáculo realizado recentemente pela Soca, na cidade da Praia, e no qual se reconheceu Fantcha com Medalha de Mérito, também pela sua carreira, que agora completa 40 anos.

“Foi uma grande coincidência que caiu bem e agora vamos assinalar o nosso aniversário com uma grande artista e um grande momento”, considerou Danny Spínola, para quem serão “duas grandes noites”.

Questionado ainda sobre o balanço destes 19 anos, o presidente da Soca garantiu ser “muito positivo”, primeiramente por já terem distribuídos “mais de 16 mil contos” a mais de 160 artistas como pagamento pelos direitos de autores e ainda “mais de seis mil contos” como pagamento a artistas que participaram de eventos realizados pela sociedade.

Por outro lado, remarcou as homenagens feitas a vários dos seus associados, entre estes, Titina Rodrigues, Zezé e Zeca de Nha Reinalda, Assol Garcia, Marino Silva, Cesário Boca, Gardénia Benrós, Djosinha e vários outros.

Mais ainda, ajuntou, os 19 anos de existência também estão reflectidos em 14 edições da revista Soca Magazine, que já retratou vida e obra de vários artistas, e também em várias actividades já realizadas sempre com intenção de promover autores e fazer a distribuição dos direitos para valorização dos trabalhos.

Razões, conforme Danny Spínola, mais do que suficientes, para comemorar mais este aniversário, que tem na programação os dois concertos de Fantcha, que vai estar acompanhada por Bau e Banda, e ainda a apresentação da compilação da Soca Magazine, com 14 números compilados em três volumes, que acontece no dia 01 de Março, na cidade da Praia.

Um evento que também servirá para assinalar o Dia Mundial da Poesia e da Árvore, comemorado a 21 de Março.

A Soca, criada a 19 de Fevereiro de 2005, é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza associativa e de adesão voluntária.

Tem por objecto a gestão, protecção e promoção dos direitos morais e patrimoniais dos autores de todos os géneros e formas de criação literária, artística e científica, de entre outras.

LN/CP

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


17-06-2024 11:35
17-06-2024 11:22
17-06-2024 11:11
17-06-2024 10:59
17-06-2024 10:42