São Vicente: Instituto do Mar partilha dados sobre o estado do oceano em Semana do Projecto MarData

14-03-2024 14:35

Mindelo, 14 Mar (Inforpress) – O Instituto do Mar (IMar) partilha na segunda-feira, 18, no Mindelo, dados científicos sobre a preservação do oceano, que está a ser analisada por 40 cientistas internacionais e técnicos cabo-verdianos visando respostas aos desafios deste habitat.

Conforme informações do IMar, a Semana do Projecto MarData é organizada pela Helmholtz School, da Alemanha, uma escola que visa agregar conhecimentos científicos marinhos e está empenhada em aprofundar os dados para melhor compreender e proteger o maior habitat do planeta.

E, neste sentido, de acordo com a mesma fonte, por estes dias estão reunidos, no Mindelo, 40 cientistas internacionais, estudantes de mestrado e técnicos do Geomar, da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), IMar e ainda estudantes do Programa de mudanças climáticas e ciências marinhas (Wascal) para troca de experiências

A tónica do encontro é colocada nas metodologias aplicadas e nas sessões de formação, combinadas com a oportunidade de aplicar os conhecimentos científicos sobre dados marinhos adquiridos em casos de utilizações reais.

Entre os projectos analisados, informou o instituto, está uma aplicação para ‘smartphone’ que foi desenvolvida no Brasil e adaptada às necessidades locais, enquadrado em “dois grandes projetos” do IMar, UTA e Geomar, e que foi utilizada por pescadores artesanais em Cabo Verde.

Quanto aos dados, também sob análise, incluem-se parâmetros socioeconómicos, sobre as capturas e a biodiversidade.

“Eventualmente, a semana do projeto também servirá para desenvolver ferramentas digitais para o processamento automático de dados. Por último, mas, não menos importante, apoiará decisivamente os esforços no sentido de um Gémeo Digital Cabo Verde”, lê-se na nota do IMar.

Todas essas informações serão divulgadas num evento previsto para segunda-feira, 18, no Centro Oceanográfico do Mindelo (OSCM).

LN/AA

Inforpress/Fim

Notícias Recentes


20-06-2024 22:21
20-06-2024 21:52
20-06-2024 21:37
20-06-2024 21:14
20-06-2024 20:57